Questõesde FATEC sobre Ecologia e ciências ambientais

1
1
1
Foram encontradas 20 questões
3ac89170-b2
FATEC 2018 - Biologia - Ecologia e ciências ambientais, Cadeias e teias alimentares

Atualmente os ecólogos tendem a considerar a espécie humana como parte de vários ecossistemas, principalmente no caso dos ecossistemas mais explorados economicamente. Essa integração é apresentada de modo simplificado pelo esquema, em que as transferências de energia representadas podem estar associadas a transações comerciais.



Nesse contexto, é correto afirmar que, de acordo com o esquema,

A
serviços ecossistêmicos, tais como o comprado dos trabalhadores da zona urbana, dificultam o fluxo energético.
B
o dinheiro recebido pelos trabalhadores da zona rural é convertido em energia que prejudica os meios de produção fótica.
C
trabalhadores das zonas rural e urbana negociam a energia disponibilizadas por produtores presentes no primeiro nível trófico.
D
os combustíveis fósseis resultam da ação dos decompositores sobre o excedente produzido pelos consumidores terciários.
E
o trabalho vendido pelos trabalhadores da zona urbana tão barato quanto o trabalho vendido pelos trabalhadores da zona rural.
3abb34db-b2
FATEC 2018 - Biologia - Problemas ambientais e medidas de conservação, Ecologia e ciências ambientais

A fim de controlar os diversos problemas ambientais de cunho antrópico detectados na Terra a partir de meados do século XX, os governos dos países membros da ONU têm se reunido em grandes conferências em busca de soluções e metas comuns.

Assinale a alternativa correta a respeito dessas conferências.

A
Durante a Eco–92 foram levantados recursos para a recuperação de pelo menos 92% da camada de ozônio nas regiões de clima temperado.
B
Um produto da Eco–92 foi a Agenda–21, documento em que constam programas para um desenvolvimento mais sustentável durante o século XXI.
C
Na Rio+20, mais vinte bacias hidrográficas (incluindo a do Uruguai) entraram para o regime especial de proteção de águas continentais da ONU.
D
A Rio+20 determinou maior fiscalização em usinas nucleares, a m de evitar acidentes atômicos como os de Chernobyl, Goiânia e Fukushima.
E
Após a Rio+20, Canadá, Rússia e China deixaram a ONU, alegando discordâncias com políticas que interfeririam na autonomia dos países desenvolvidos.
a80fb3a4-b1
FATEC 2016 - Biologia - Ciclos biogeoquímicos, Ecologia e ciências ambientais

Os ciclos biogeoquímicos são essenciais para a existência e perpetuação de formas de vida conhecidas. Dentre esses ciclos, cinco deles apresentam maior fluxo de matéria e seus elementos integram mais de 95% da massa que constitui os seres vivos.

Esses ciclos são os

A
da água, do oxigênio, do cálcio, do enxofre e do césio.
B
da água, do carbono, do nitrogênio, do fósforo e do enxofre.
C
do hidrogênio, do hélio, do oxigênio, do nitrogênio e do enxofre.
D
da água, do hidrogênio, do carbono, do fósforo e do césio.
E
do hélio, do lítio, do berílio, do boro e do carbono.
ce92994c-b0
FATEC 2010 - Biologia - Problemas ambientais e medidas de conservação, Ecologia e ciências ambientais

A poluição do ar pode ser causada pela introdução de partículas que ficam em suspensão no ar e pela introdução de gases poluentes, tais como, monóxido de carbono (CO), ozônio (O3), dióxido de nitrogênio (NO2), monóxido de nitrogênio (NO), hidrocarbonetos e dióxido de carbono (CO2).

São feitas as seguintes afirmações com relação à poluição do ar.
I. O dióxido de carbono é um gás extremamente perigoso, inodoro, que se mistura ao ar e, se inspirado, passa para o sangue onde se associa com a hemoglobina.
II. O ozônio (O3) se forma pelas reações químicas entre alguns dos gases liberados pelos veículos, especialmente o NO2 e o gás oxigênio presente na atmosfera.
III. O metano (CH4), produzido pela combustão incompleta da gasolina, é um dos principais responsáveis pela chuva ácida nas grandes cidades.

Está correto o que se afirma em

A
I, apenas. 
B
II, apenas.
C
I e III, apenas.
D
II e III, apenas.
E
I, II e III.
91d0da55-b1
FATEC 2015 - Biologia - Problemas ambientais e medidas de conservação, Ecologia e ciências ambientais

Um dos problemas enfrentados atualmente pelas cidades é o grande volume de esgoto doméstico gerado por seus habitantes. Uma das formas de minimizar o impacto desses resíduos é o tratamento dos efluentes realizado pelas estações de tratamento. O principal método utilizado para isso é o tratamento por lodos ativados, no qual o esgoto é colocado em contato com uma massa de bactérias em um sistema que garante a constante movimentação e oxigenação da mistura, ambas necessárias para que o processo de decomposição possa ocorrer.


As bactérias envolvidas no método de tratamento de esgoto descrito obtêm energia por meio do processo de

A
fermentação, pois necessitam do gás oxigênio para promover a transformação da matéria inorgânica em matéria orgânica.
B
respiração anaeróbia, pois necessitam do gás oxigênio para realizar a transformação da matéria orgânica em matéria inorgânica.
C
respiração anaeróbia, pois necessitam do gás oxigênio para promover a transformação da matéria inorgânica em matéria orgânica.
D
respiração aeróbia, pois necessitam do gás oxigênio para promover a transformação da matéria inorgânica em matéria orgânica
E
respiração aeróbia, pois necessitam do gás oxigênio para promover a transformação da matéria orgânica em matéria inorgânica.
3541c211-b2
FATEC 2015 - Biologia - Ecologia e ciências ambientais, Cadeias e teias alimentares

Toda cadeia alimentar depende da presença, em sua base, de populações de organismos que consigam utilizar alguma fonte externa de energia e de matéria inorgânica para produzir sua própria matéria orgânica. Esses organismos são denominados produtores.

As populações de produtores são a fonte de alimento das populações de consumidores primários, as quais são consumidas pelas de consumidores secundários, e assim por diante, dando sequência à cadeia alimentar.


Ao longo dessa sequência de populações que compõe uma mesma cadeia alimentar, a quantidade total de energia tende a

A
aumentar, pois a energia disponível em uma população se acumula na população que compõe o nível trófico seguinte.
B
aumentar, pois os organismos que formam as diferentes populações aumentam de tamanho ao longo da cadeia.
C
diminuir, pois ao menos parte da energia obtida por uma população de um determinado nível trófico é sempre utilizada nos processos metabólicos dos organismos.
D
diminuir, pois os organismos que compõem os últimos níveis tróficos sempre apresentam, individualmente, metabolismo com menor taxa de consumo energético.
E
se manter constante, pois não há desperdício nem acúmulo de energia ao longo da cadeia.
0986f099-b1
FATEC 2014 - Biologia - Relações ecológicas, Ecologia e ciências ambientais

Diversas espécies de animais apresentam adaptações morfológicas as quais permitem que elas se camuflem no ambiente em que vivem, passando quase despercebidas por predadores. Os insetos conhecidos como bichos-pau são exemplos desse tipo de adaptação. Eles apresentam o corpo, as pernas e as antenas extremamente longos e finos, de modo que se confundem com gravetos quando ficam em repouso, apoiados em árvores ou arbustos, como ilustrado na imagem.



De acordo com a teoria mais aceita atualmente para compreender a evolução dos seres vivos, a adaptação morfológica citada teria surgido, ao longo das gerações, devido

A
ao esforço de cada indivíduo em passar despercebido por predadores e se tornar o mais semelhante possível aos gravetos.
B
à proximidade espacial entre os insetos e os gravetos, o que teria levado a uma modificação corporal nos indivíduos no decorrer de suas vidas.
C
ao acaso, sendo que os insetos que se tornaram mais semelhantes a gravetos, no decorrer de suas vidas, teriam passado essa característica a seus descendentes.
D
a uma troca de material genético entre os insetos e as plantas nas quais eles viviam, levando à manifestação de características das plantas no corpo do animal.
E
à seleção contínua dos indivíduos um pouco mais camuflados dentro das populações, os quais eram menos predados e deixavam mais descendentes.
bd7f8f26-b1
FATEC 2017 - Biologia - Biomas brasileiros, Ecologia e ciências ambientais

Na caatinga brasileira, plantas como os mulungus (Erythrina spp.) são classificadas como caducifólias porque apresentam a perda sazonal das folhas.

O hormônio e a adaptação diretamente relacionados a esse mecanismo fisiológico são, respectivamente,

Leia o texto para responder a questão.

Hormônio do crescimento de plantas é alvo de pesquisa chinesa
      Um grupo de pesquisadores tem como principal objetivo desvendar o funcionamento dos hormônios nas plantas.
   “Um desses fitormônios é o etileno, molécula de gás que regula uma ampla gama de processos, incluindo o amadurecimento de frutos, o envelhecimento de folhas e de flores, a tolerância ao estresse e a defesa contra patógenos”, explicou o pesquisador Hongwei Guo, professor da Escola de Ciências da Vida da Universidade de Pequim.
   “Temos estudado fatores que medeiam a regulação de respostas de plantas ao etileno, como a interação com outros fitormônios. Essas interações indicam a existência de complexas redes de sinalização na ação do etileno nas plantas”. Entre esses outros hormônios, o pesquisador mencionou a citocinina, a auxina e a giberelina.
   “Identificamos que os fatores de transcrição conhecidos como EIN3 e EIL1 representam uma integração fundamental nas ações entre o etileno e outros fitormônios”, disse Guo.
<http://tinyurl.com/jrz82hw> Acesso em: 24.08.2016. Adaptado.
A
ácido abcísico e aumento da transpiração.
B
auxina e diminuição da fotossíntese.
C
citocinina e aumento da transpiração.
D
etileno e diminuição da transpiração.
E
giberelina e aumento da fotossíntese.
88d2e55d-b2
FATEC 2018 - Biologia - Problemas ambientais e medidas de conservação, Ecologia e ciências ambientais

Assinale a alternativa que apresenta um trecho do texto em que o emprego dos SAFs está associado ao conceito ecológico de sustentabilidade.

Leia o texto para responder à questão

Agroflorestas se espalham pelo país: cultivo sem desmatamento

À primeira vista, pode parecer uma mata crescendo sem interferência humana, tal a quantidade de árvores. Mas, caminhando pela área, o visitante identifica a grande variedade de alimentos brotando de arbustos e das próprias árvores. Limoeiros, açaizeiros, mangueiras, pés de acerola, cajueiros, bananeiras, laranjeiras e muito mais. Nada está ali por acaso. Trata-se de uma agrofloresta, também chamada de sistema agroflorestal (SAF). Os SAFs são áreas em que espécies com propriedades bem diferentes são plantadas misturadas — não raro, em meio à vegetação nativa.

“Quando me falaram, achei que era coisa de maluco. Plantar sem desmatar a floresta? Vai semear como?” — conta a agricultora Marlene Assunção, de 52 anos, dona de uma propriedade no interior do RJ. — “Hoje eu entendo. As coisas vão estar aqui para nossos netos. É menos egoísta.”

Os SAFs vêm ganhando relevância no país como uma alternativa que alia a produção de alimentos, necessária num mundo de população crescente (seremos 8,5 bilhões de Homo sapiens em 2030, segundo estimativas da ONU) que precisa manter os recursos naturais e, assim, frear as mudanças climáticas. A técnica preconiza que a agricultura pode se beneficiar, e muito, de áreas intensamente arborizadas. .

<https://tinyurl.com/yb8xauee> Acesso em: 06.03.2018. Adaptado.

A
“À primeira vista, pode parecer uma mata crescendo sem interferência humana”
B
“o visitante identifica a grande variedade de alimentos brotando” 
C
“Nada está ali por acaso. Trata-se de uma agrofloresta.
D
“As coisas vão estar aqui para nossos netos.”
E
“seremos 8,5 bilhões de Homo sapiens em 2030, segundo estimativas da ONU”
b8d07372-b1
FATEC 2018 - Biologia - Problemas ambientais e medidas de conservação, Ecologia e ciências ambientais

A prospecção de petróleo, uma atividade de considerável importância para vários países, é auxiliada por conhecimentos paleontológicos, uma vez que o petróleo

A
resulta da decomposição parcial dos tecidos não esqueléticos de dinossauros, cujos esqueletos ficam próximos aos depósitos petrolíferos.
B
pode se formar a partir do esqueleto de fósseis de coloração escura, cuja sedimentação depende parcialmente de ação vulcânica.
C
fica aderido a rochas metamórficas, formadas por minérios e por animais que sofrem metamorfose, como anfíbios e insetos.
D
pode ser mais facilmente encontrado próximo a camadas geológicas identificáveis por microfósseis.
E
é um tipo de óleo biológico que foi secretado por determinados seres vivos em um passado remoto.
b85b9503-b1
FATEC 2018 - Biologia - Relações ecológicas, Ecologia e ciências ambientais

A análise dos padrões genéticos e ecológicos de diversas espécies foi fundamental para a emergência de um novo campo de pesquisa no final do século XX: a Sociobiologia, segundo a qual a predominância do trabalho coletivo sobre o individual é uma das condições para a existência de sociedades complexas, como as encontradas entre os Hymenoptera (formigas, abelhas), os Isoptera (cupins) e os Homo sapiens. Entretanto, algumas espécies perderam evolutivamente a capacidade de trabalhar coletivamente.

A predominância do trabalho individual sobre o coletivo nas espécies que perderam a capacidade de trabalhar coletivamente é, necessariamente, explicada por alterações nas relações ecológicas do tipo

A
intraespecífica desarmônica.
B
intraespecífica harmônica.
C
interespecífica neutra.
D
interespecífica harmônica.
E
interespecífica desarmônica.
73ec6840-b1
FATEC 2019 - Biologia - Ecologia e ciências ambientais, Cadeias e teias alimentares

Em uma região de mata, foi observada uma cadeia alimentar formada por gafanhotos que se alimentam de plantas e servem de alimento para passarinhos, que, por sua vez, são predados por gaviões.
Sobre essa cadeia alimentar, assinale a alternativa correta.

A
Os passarinhos pertencem ao nível trófico dos consumidores primários, pois se alimentam dos gafanhotos.
B
O aumento da população de gaviões, nessa região, acarretará a consequente redução populacional das plantas.
C
Os gafanhotos atuam na fixação do gás nitrogênio da atmosfera, transformando-o em nitratos aproveitados pelos vegetais.
D
A diminuição da população de passarinhos, nessa região, acarretará a consequente redução populacional dos gafanhotos.
E
As bactérias atuam como decompositores dos gafanhotos, transformando a matéria orgânica morta em carboidratos.
c8bf4910-b2
FATEC 2019 - Biologia - Relações ecológicas, Ecologia e ciências ambientais

Assim como as bactérias, os fungos desempenham o papel de decompositores na natureza, possibilitando que outros seres vivos reaproveitem os elementos químicos da matéria decomposta. Além disso, alguns fungos, popularmente conhecidos como cogumelos, crescem perto de plantas. As hifas, filamentos microscópicos desses fungos, desenvolvem-se no solo, onde se enrolam e, às vezes, penetram nas raízes das árvores, formando as chamadas micorrizas.

Estudos recentes mostram que as plantas se beneficiam dessa associação, especialmente se o solo for pobre nos minerais de que elas necessitam, principalmente, porque esses fungos

A
atuam como decompositores e estabelecem com as plantas relações de parasitismo na troca de nutrientes.
B
realizam fotossíntese e liberam, para o meio ambiente, a matéria orgânica presente em suas hifas clorofiladas.
C
estabelecem um tipo específico de associação ecológica, o comensalismo, em que ambos os organismos se prejudicam com a interação.
D
liberam antibióticos, substâncias que matam as bactérias do solo e que impedem a absorção dos sais minerais pelas raízes das plantas.
E
aumentam a capacidade de as raízes absorverem os minerais do solo e se beneficiam pela obtenção de substâncias produzidas pelos vegetais.
5ef72ed0-b2
FATEC 2014 - Biologia - Problemas ambientais e medidas de conservação, Ecologia e ciências ambientais

Os gráficos a seguir representam a variação de um conjunto de parâmetros químicos e biológicos ao longo do percurso de um rio. A 10 km da nascente desse rio, ocorre uma descarga contínua de poluição orgânica, que gera um processo de eutrofização.


Analisando os dados contidos nos três gráficos, é correto concluir que

A
o rio permanece eutrofizado ao longo de todo o trecho representado.
B
a população de anelídeos é a única a não sofrer alteração com a descarga de poluentes.
C
as bactérias representadas são aeróbias, pois o aumento de sua população gera a redução do oxigênio dissolvido.
D
o aumento da população de plantas aquáticas está relacionado ao aumento das populações de anelídeos e crustáceos.
E
o mesmo processo de recuperação poderia ocorrer naturalmente em um lago que também recebesse descarga contínua de poluentes orgânicos.
5eeeb2a9-b2
FATEC 2014 - Biologia - Ciclos biogeoquímicos, Ecologia e ciências ambientais

Considere a figura que representa as diferentes etapas do ciclo do nitrogênio.

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Nitrogen_Cycle_pt.png Acesso em: 10.03.2014. Modificado. Original colorido)


Alguns dos processos envolvidos nesse ciclo foram numerados de 1 a 5. Sobre esses processos, é correto afirmar que existe uma participação de bactérias

A
no processo 1, apenas.
B
no processo 2, apenas.
C
no processo 5, apenas.
D
nos processos 1, 3 e 4, apenas.
E
em todos os cinco processos.
76d48415-e2
FATEC 2011 - Biologia - Ecologia e ciências ambientais, Cadeias e teias alimentares

Sobre os componentes das cadeias alimentares de uma pequena lagoa de água doce, pode-se afirmar que

A
os seres autótrofos estão, obrigatoriamente, no início das cadeias alimentares.
B
os consumidores são capazes de garantir seus meios de sobrevivência, sem depender dos outros componentes do sistema.
C
os produtores devem estar situados nas regiões mais profundas e sombrias da lagoa, para se protegerem dos animais herbívoros.
D
os decompositores transformam matéria inorgânica em matéria orgânica, reduzindo compostos simples em moléculas complexas.
E
os consumidores são representados pelos seres autótrofos, que absorvem a energia luminosa e a utilizam na fabricação de matéria orgânica.
0e0ebde5-e0
FATEC 2013 - Biologia - Problemas ambientais e medidas de conservação, Ecologia e ciências ambientais

O texto menciona algumas técnicas de tratamento de água para torná-la potável. Essas medidas, além de evitar o contágio pela cólera, podem contribuir para a prevenção de outras doenças, como:

Como fazíamos sem água tratada.

Essencial para os seres vivos, a água é ao mesmo tempo responsável pela transmissão de muitas doenças, algumas até fatais. Cientes desse paradoxo, os habitantes do antigo Egito desenvolveram princípios básicos que foram usados durante séculos por vários povos para deixar a água pura. O principal deles era a fervura, ainda hoje um jeito seguro para garantir a potabilidade da água. Os líderes recomendavam que o líquido fosse fervido sobre o fogo, esquentado sob o sol ou aquecido com um pedaço de ferro em brasa mergulhado dentro de um recipiente com água.

Em Roma, no século I a.C., o arquiteto Marcus Vitruvius Pollio levantou questões sobre a distribuição da água: sendo uma bebida vital, era preciso levá-la limpa às casas abastadas e às fontes públicas, onde os mais pobres se abasteciam. Vitruvius também se preocupou com a qualidade dos canos, estabelecendo que eles deveriam ser de cerâmica, em vez de chumbo, para diminuir o risco de a água ser contaminada por metais pesados.


Atualmente, a água da torneira, além de matar a sede, ganhou também a função de prevenir as cáries devido ao acréscimo de flúor.

A
dengue e teníase.
B
elefantíase e malária.
C
amebíase e ascaridíase.
D
leptospirose e leishmaniose.
E
doença de Chagas e toxoplasmose.
0ccc621c-e0
FATEC 2013 - Biologia - Problemas ambientais e medidas de conservação, Ecologia e ciências ambientais

De acordo com as informações contidas no texto, é correto afrmar que:

Como fazíamos sem água tratada.

Essencial para os seres vivos, a água é ao mesmo tempo responsável pela transmissão de muitas doenças, algumas até fatais. Cientes desse paradoxo, os habitantes do antigo Egito desenvolveram princípios básicos que foram usados durante séculos por vários povos para deixar a água pura. O principal deles era a fervura, ainda hoje um jeito seguro para garantir a potabilidade da água. Os líderes recomendavam que o líquido fosse fervido sobre o fogo, esquentado sob o sol ou aquecido com um pedaço de ferro em brasa mergulhado dentro de um recipiente com água.

Em Roma, no século I a.C., o arquiteto Marcus Vitruvius Pollio levantou questões sobre a distribuição da água: sendo uma bebida vital, era preciso levá-la limpa às casas abastadas e às fontes públicas, onde os mais pobres se abasteciam. Vitruvius também se preocupou com a qualidade dos canos, estabelecendo que eles deveriam ser de cerâmica, em vez de chumbo, para diminuir o risco de a água ser contaminada por metais pesados.


Atualmente, a água da torneira, além de matar a sede, ganhou também a função de prevenir as cáries devido ao acréscimo de flúor.

A
as cidades romanas usavam canos de distribuição feitos de cerâmica, porque eles eram mais apropriados para preservar o cloro adicionado à água.
B
a fervura da água sob o sol era a prática mais utilizada pelos egípcios, devido à rapidez desse processo para dar potabilidade à água destinada ao consumo.
C
o arquiteto Vitruvius prestigiou a elite ao construir aquedutos que levavam água para as casas dos nobres romanos, enquanto os pobres deveriam retirá-la dos rios.
D
os egípcios foram os primeiros a desenvolver métodos de fervura para tornar a água potável, pois precisavam de água de qualidade para manter férteis os campos agrícolas.
E
as pessoas, cientes de que a água pode disseminar enfermidades, estabeleceram práticas sanitárias, como o tratamento e a cloração, para tornar a água adequada ao consumo.
6ab1c628-e0
FATEC 2012 - Biologia - Ciclos biogeoquímicos, Ecologia e ciências ambientais

Sabendo-se que

• o maior reservatório de nitrogênio do planeta é a atmosfera, onde esse elemento químico se encontra na forma de nitrogênio molecular (N2 );

• apenas umas poucas espécies de bactérias, conhecidas genericamente como fixadoras de nitrogênio são capazes de utilizar diretamente o N2 , incorporando esses átomos em suas moléculas orgânicas;

• algumas bactérias do gênero Rhizobium (rizóbios), fixadoras de N2 ,vivem no interior de nódulos formados em raízes de plantas leguminosas, como a soja e o feijão;

• a soja e o feijão, graças à associação com os rizóbios, podem viver em solos pobres de compostos nitrogenados.

É correto concluir que, sobre o ciclo do nitrogênio na natureza,

A
os rizóbios recebem nitrogênio molecular das leguminosas.
B
as plantas fixam o nitrogênio molecular ao fazerem fotossíntese.
C
os herbívoros obtêm nitrogênio na natureza ao comerem as plantas.
D
o nitrogênio atmosférico pode ser absorvido pelas folhas das leguminosas.
E
as leguminosas usadas na recuperação de solos pobres fixam diretamente o nitrogênio molecular.
e979eb2d-19
FATEC 2012 - Biologia - Relações ecológicas, Ecologia e ciências ambientais

Imagem 036.jpg


O crustáceo do gênero Pagurus, conhecido como caranguejo-eremita, ao contrário de outros caranguejos, não têm a carapaça rígida, conhecida como exoesqueleto. Assim, para proteger seu delicado abdome, ocupa uma concha vazia de molusco, a qual arrasta consigo ao se deslocar pelo fundo do mar, abandonando-a apenas para trocá-la por outra maior.

Sobre a concha ocupada pelo caranguejo-eremita é frequente se encontrarem uma ou mais anêmonas-do-mar, que se beneficiam da associação com o caranguejo por ganharem mobilidade e aproveitarem as sobras de alimentos.

O caranguejo-eremita, por sua vez, beneficia-se dos mecanismos de defesa das anêmonas-do-mar, cujos tentáculos têm substâncias urticantes e capazes de provocar queimaduras em eventuais predadores.


A relação ecológica que o caranguejo estabelece com as anêmonas-do-mar é denominada


A
protocooperação.
B
comensalismo.
C
amensalismo.
D
parasitismo.
E
inquilinismo.