Questão f9c48389-54
Prova:ENEM 2009
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos

A dança é importante para o índio preparar o corpo e a garganta e significa energia para o corpo, que fica robusto. Na aldeia, para preparo físico, dançamos desde cinco horas da manhã até seis horas da tarde, passa-se o dia inteiro dançando quando os padrinhos planejam a dança dos adolescentes. O padrinho é como um professor, um preparador físico dos adolescentes. Por exemplo, o padrinho sonha com um determinado canto e planeja para todos entoarem. Todos os tipos de dança vêm dos primeiros xavantes: Wamaridzadadzeiwaw?, Butséwaw?, Tseretomodzatsewaw?, que foram descobrindo através da sabedoria como iria ser a cultura Xavante. Até hoje existe essa cultura, essa celebração. Quando o adolescente fura a orelha é obrigatório ele dançar toda a noite, tem de acordar meia-noite para dançar e cantar, é obrigatório, eles vão chamando um ao outro com um grito especial.
WÉRÉ' É TSI'RÓBÓ, E. A dança e o canto-celebração da existência xavante. VIS-Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte da UnB. V. 5, n. 2, dez. 2006.

A partir das informações sobre a dança Xavante, conclui- se que o valor da diversidade artística e da tradição cultural apresentados originam-se da

A
iniciativa individual do indígena para a prática da dança e do canto.
B
excelente forma física apresentada pelo povo Xavante.
C
multiculturalidade presente na sua manifestação cênica.
D
inexistência de um planejamento da estética da dança, caracterizada pelo ineditismo.
E
preservação de uma identidade entre a gestualidade ancestral e a novidade dos cantos a serem entoados.

Gabarito comentado

Verônica FerreiraProfessora de Português
O enunciado pede que o aluno marque a alternativa que mostre a origem do valor da diversidade artística e da tradição cultural a partir do texto apresentado. Para isso temos que interpretar o texto para compreendê-lo. Ele é referente ao canto e à dança executados pelo índio, que usa estas manifestações para a realização de algumas atividades, entre elas a “dança dos adolescentes”. Um índio sonha com um canto e planeja para outros cantarem, ou seja, ele entoa um canto para ser cultuado junto a uma dança pertencente aos ancestrais. O importante é perceber que tanto a dança quanto o canto são realizados coletivamente, pois o índio que irá dançar e cantar chama os outros para participar da celebração. Ao analisar as respostas, a alternativa correta é a letra E. A letra A está incorreta porque o texto informa que a iniciativa é individual, o que contraria o texto. A letra B está incorreta porque não corresponde ao valor apresentado pelo enunciado. A letra C está errada porque não há a presença de uma multiculturalidade, já que a dança e o canto são próprias da tribo xavante. E a letra D também está errada porque o texto apresenta o planejamento da dança – os índios dançam o dia inteiro, de acordo com o momento de celebração. 

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo