Questão f8725afb-bf
Prova:ENEM 2012
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos

imagem-retificada-questao-127.jpg

De acordo com o texto, após receber a carta de um amigo “que se deu ao trabalho de fazer um xerox da página 827 do dicionário” sinalizando um erro de grafia, o autor reconhece

A
a supremacia das formas da língua em relação ao seu conteúdo.
B
a necessidade da norma padrão em situações formais de comunicação escrita.
C
a obrigatoriedade da norma culta da língua, para a garantia de uma comunicação efetiva.
D
a importância da variedade culta da língua, para a preservação da identidade cultural de um povo.
E
a necessidade do dicionário como guia de adequação linguística em contextos informais privados.

Gabarito comentado

Verônica FerreiraProfessora de Português
O fragmento de texto apresenta as diferenças quanto ao uso da língua nas modalidades oral e escrita. O autor ignorava a grafia correta das palavras, tendo que receber ajuda de um amigo para escrever uma palavra corretamente, mas que é dita de maneira coloquial por ele e pelos moradores de Minas Gerais. Mesmo sabendo da importância de escrever corretamente a palavra, o personagem não ignora o comportamento do povo diante da língua.
O que vai definir a resposta do aluno é o enunciado da questão. Ao receber uma página do dicionário, o personagem percebe que a escrita obedece a regras e normas cultas da língua, diferente da fala, que pode ser culta ou coloquial. A escrita é mais exigente, não tolerando variação, pois será considerada erro de grafia. A partir deste raciocínio, o aluno percebe que a melhor alternativa é a letra B. O diferencial nesta questão é que, mesmo que o fragmento de texto considere a escrita e a fala, o enunciado se refere apenas à escrita, direcionando a resposta do aluno para a alternativa acima. 

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo