Um relacionamento de grupo saudável exige um
número de indivíduos trabalhando interdependentemente
para completar um projeto, com total participação
individual e contribuição pessoal. Se uma pessoa domina,
os outros membros têm pouco crescimento ou prazer
na atividade, não existe um verdadeiro relacionamento
no grupo. O teatro é uma atividade artística que exige
o talento e a energia de muitas pessoas — desde a
primeira ideia de uma peça ou cena até o último eco
de aplauso. Sem esta interação não há lugar para o
ator individualmente, pois sem o funcionamento do
grupo, para quem iria ele representar, que materiais
usaria e que efeitos poderia produzir? O aluno-ator deve
aprender que "como atuar", assim como no jogo, está intrinsecamente ligado a todas as outras pessoas na
complexidade da forma da arte. O teatro improvisacional
requer relacionamento de grupo muito intenso, pois é a
partir do acordo e da atuação em grupo que emerge o
material para as cenas e peças.
SPOLIN, V. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008.
Com base no texto, as diferenças e similaridades dos
atores são aceitas no teatro de improvisação quando
Um relacionamento de grupo saudável exige um número de indivíduos trabalhando interdependentemente para completar um projeto, com total participação individual e contribuição pessoal. Se uma pessoa domina, os outros membros têm pouco crescimento ou prazer na atividade, não existe um verdadeiro relacionamento no grupo. O teatro é uma atividade artística que exige o talento e a energia de muitas pessoas — desde a primeira ideia de uma peça ou cena até o último eco de aplauso. Sem esta interação não há lugar para o ator individualmente, pois sem o funcionamento do grupo, para quem iria ele representar, que materiais usaria e que efeitos poderia produzir? O aluno-ator deve aprender que "como atuar", assim como no jogo, está intrinsecamente ligado a todas as outras pessoas na complexidade da forma da arte. O teatro improvisacional requer relacionamento de grupo muito intenso, pois é a partir do acordo e da atuação em grupo que emerge o material para as cenas e peças.
SPOLIN, V. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008.
Com base no texto, as diferenças e similaridades dos atores são aceitas no teatro de improvisação quando