Em 1866, tendo encerrado seus estudos na Escola
de Belas Artes, em Paris, Pedro Américo ofereceu a tela
A Carioca ao imperador Pedro II, em reconhecimento ao
seu mecenas. O nu feminino obedecia aos cânones da
grande arte e pretendia ser uma alegoria feminina da
nacionalidade. A tela, entretanto, foi recusada por imoral e
licenciosa: mesmo não fugindo à regra oitocentista relativa
à nudez na obra de arte, A Carioca não pôde, portanto,
ser absorvida de imediato. A sensualidade tangível da
figura feminina, próxima do orientalismo tão em voga na Europa, confrontou-se não somente com os limites
morais, mas também com a orientação estética e cultural
do Império. O que chocara mais: a nudez frontal ou um nu
tão descolado do que se desejava como nudez nacional aceitável, por exemplo, aquela das românticas figuras indígenas? A Carioca oferecia um corpo simultaneamente
ideal e obsceno: o alto — uma beleza imaterial — e o
baixo — uma carnalidade excessiva. Sugeria uma mistura
de estilos que, sem romper com a regra do decoro
artístico, insinuava na tela algo inadequado ao repertório
simbólico oficial. A exótica morena, que não é índia — nem
mulata ou negra — poderia representar uma visualidade
feminina brasileira e desfrutar de um lugar de destaque no imaginário da nossa "monarquia tropical"?
Disponível em: http://anpuh.org.br. Acesso em: 20 maio 2015.
O texto revela que a aceitação da representação do belo
na obra de arte está condicionada à
Em 1866, tendo encerrado seus estudos na Escola de Belas Artes, em Paris, Pedro Américo ofereceu a tela A Carioca ao imperador Pedro II, em reconhecimento ao seu mecenas. O nu feminino obedecia aos cânones da grande arte e pretendia ser uma alegoria feminina da nacionalidade. A tela, entretanto, foi recusada por imoral e licenciosa: mesmo não fugindo à regra oitocentista relativa à nudez na obra de arte, A Carioca não pôde, portanto, ser absorvida de imediato. A sensualidade tangível da figura feminina, próxima do orientalismo tão em voga na Europa, confrontou-se não somente com os limites morais, mas também com a orientação estética e cultural do Império. O que chocara mais: a nudez frontal ou um nu tão descolado do que se desejava como nudez nacional aceitável, por exemplo, aquela das românticas figuras indígenas? A Carioca oferecia um corpo simultaneamente ideal e obsceno: o alto — uma beleza imaterial — e o baixo — uma carnalidade excessiva. Sugeria uma mistura de estilos que, sem romper com a regra do decoro artístico, insinuava na tela algo inadequado ao repertório simbólico oficial. A exótica morena, que não é índia — nem mulata ou negra — poderia representar uma visualidade feminina brasileira e desfrutar de um lugar de destaque no imaginário da nossa "monarquia tropical"?
Disponível em: http://anpuh.org.br. Acesso em: 20 maio 2015.
O texto revela que a aceitação da representação do belo na obra de arte está condicionada à