Assinale a alternativa FALSA, a partir dos TEXTOS I, II
e III.
TEXTO III
Ela se despiu como quem vestia a pele. Yara saiu dos rios e seduziu o pescador. Fizeram amor toda noite na areia, na canoa, dentro do Uraricoera. havia puçanga* em seu corpo, havia urucum em seus lábios, jenipapo no corpo, um redemoinho no ventre. Ela o estrangulou ao amanhecer e saiu com um filho no ventre.*Poção mágica utilizada pelos indígenas.
(FIOROTTI, Devair. Livro dos amores. São Paulo: Patuá,
2014.)
TEXTO III
*Poção mágica utilizada pelos indígenas. (FIOROTTI, Devair. Livro dos amores. São Paulo: Patuá, 2014.)
Gabarito comentado
Comentário Gabaritado – Interpretação e Análise Semântica
Tema central: Denotação e conotação são conceitos fundamentais para análise do sentido das palavras em diferentes tipos de texto. Denotação indica o uso literal e objetivo, enquanto conotação é o emprego figurado, subjetivo ou simbólico, muito comum em textos poéticos.
Justificativa da alternativa INCORRETA (gabarito: B)
A alternativa B) Não há conotação em textos jornalísticos é false. Apesar de a linguagem denotativa ser predominante em textos jornalísticos (notícias, reportagens), não se pode generalizar e excluir o uso da conotação. Colunas de opinião, crônicas, charges e reportagens especiais frequentemente mesclam linguagem figurada para enfatizar ou sugerir ideias (ex.: "o mercado financeiro amanheceu nervoso", onde “nervoso” é conotativo).
Segundo Evanildo Bechara (“Moderna Gramática Portuguesa”), a conotação está ligada ao sentido sugerido, não exclusivo da poesia, podendo aparecer onde há subjetividade ou jogo de linguagem.
Análise das alternativas corretas:
A) “Predomina a conotação.” – Correto, pois textos poéticos normalmente manifestam sentidos subjetivos e simbólicos, fugindo da objetividade literal.
C) “Conotação é comum em textos poéticos.” – Acertado, pois a poesia explora imagens, metáforas e outros recursos conotativos.
D) “Conotação diz de sentido figurado.” – Exato. Pela gramática de Celso Cunha & Lindley Cintra, a conotação é o uso do termo em sentido não literal.
E) “Conotação está relacionada frequentemente ao uso de figuras de linguagem, como metáfora.” – Correta: conotação e figura de linguagem (metáfora, metonímia, hipérbole, etc.) caminham juntas na expressão de sentidos mais amplos ou poéticos.
Dica de interpretação! Em concursos, cuidado com termos como "sempre" ou "nunca": são generalizações que costumam indicar alternativas falsas quando tratam de fenômenos variáveis da linguagem, como é o caso da conotação.
Resumo: A única alternativa falsa é a B, já que não se pode excluir totalmente a conotação dos textos jornalísticos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!






