Questão f21b4f6e-b0
Prova:IFF 2017
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Coesão e coerência

Os elementos de coesão textual são indispensáveis ao estabelecimento de relações entre as partes de um texto, seja para evitar a repetição desnecessária de termos, seja para conectar orações, estabelecendo sentidos. Acerca desses elementos, foram feitas várias afirmações, das quais uma está EQUIVOCADA.

A
“...quando aqui publiquei a crônica...” (texto I – l.1) – O pronome “aqui”, presente no fragmento, faz referência ao “veículo” comunicativo em que a crônica fora publicada, que pode ter sido numa coluna no jornal ou numa revista. Trata-se, portanto, de um caso de coesão exofórica.
B
“...me traziam conspirantes/para que os lesse e explicasse/um romance de barbante” (texto II – v. 6-8) – O recurso coesivo utilizado liga as orações, trazendo um valor lógico-discursivo de finalidade.
C
“...instalam novos softwares em seus cérebros.” (texto III) – Ao utilizar o pronome “seus”, estabeleceu-se coesão referencial anafórica, tendo como referente o substantivo “pessoas”.
D
“...estou mais para os poemas sujos do que para os limpos...” (texto I – l. 3, 4) – Houve, nesse trecho, coesão por elipse, dando continuidade ao texto, omitindo dois termos a fim de não repeti-los.
E
“...sobre a semântica como instrumento de crítica literária – e sem entender patavina do assunto – ...” (texto I – l. 57, 58) – O substantivo “assunto” é posto como elemento de coesão lexical, uma vez que retoma o termo “crítica literária”, do qual é um sinônimo.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo