Questão edfdf0a2-af
Prova:UNIOESTE 2017
Disciplina:Literatura
Assunto:Modernismo, Realismo, Escolas Literárias

Com base nos contos e o que se declara a respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

A
Em alusão à escravidão negra, os dois contos de Machado de Assis – Pai Contra Mãe e O Caso da Vara – tematizam o universo do interesse pessoal sobrepondo-se ao compromisso moral.
B
Ao concluir o conto O Enfermeiro com a frase “Bem-aventurados os que possuem, porque eles serão consolados”, Machado de Assis denuncia o poder corruptor da riqueza, capaz de aplacar o remorso da consciência de Procópio, o protagonista.
C
O fantástico e o absurdo estão presentes na metáfora burocrática e impessoal d’O arquivo – conto homônimo de Victor Giudice – para explicitar a reificação humana.
D
Os dois contos de Simões Lopes Neto envolvem paixão e morte: No Manantial, a donzela Maria Altina é o motivo da violenta obsessão de Chicão; em O Negro Bonifácio, a violência chega ao clímax no ato selvagem de castração infligido por Tudinha ao negro Bonifácio.
E
Em O Homem que Sabia Javanês, por meio do personagem Policarpo, Lima Barreto critica o patriotismo corrupto e propõe três projetos capazes de salvar o País: cultural, agrícola e político.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo