Leia a frase.
Aquele que é bom assume por obrigação combater
o mau. O momento atual, exige, mais do que nunca,
buscar o bem para efetivamente afastar o mal de
nossa sociedade.
As palavras em destaque correspondem, sucessivamente, a
Gabarito comentado
Tema central: A questão testa o conhecimento sobre morfologia, especificamente a classificação das palavras “bom”, “mau”, “bem” e “mal” conforme o contexto em que aparecem. Reconhecer a função morfológica das palavras é fundamental em provas de vestibular e concursos.
Justificativa da alternativa correta — Letra B:
A alternativa correta é B) adjetivo, adjetivo, advérbio, advérbio.
Vamos analisar cada termo no contexto:
- bom: funciona como adjetivo, pois qualifica o sujeito “aquele” (“Aquele que é bom”). Segundo Bechara, adjetivo é o termo que caracteriza o substantivo.
- mau: também é adjetivo, caracterizando “(o) mau”, assim como “bom” caracteriza “aquele”.
- bem: neste contexto, está associado ao verbo “buscar” (“buscar o bem”), podendo ser interpretado como um advérbio, pois indica uma qualidade da ação. Entretanto, muitos gramáticos — como Celso Cunha e Lindley Cintra — admitem que “bem” pode ser substantivo em certos contextos (“O bem sempre prevalece”). Observe, contudo, que aqui seu valor é adverbial, reforçando a intensidade da busca.
- mal: na expressão “afastar o mal”, “mal” atua como advérbio, por oposição ao “bem”. Assim, em situações em que atua qualificando um verbo, torna-se advérbio (“falar mal”, “agir mal”).
Regra central: A classe gramatical depende do contexto. Conforme Evanildo Bechara, é preciso observar a função do termo na frase e não apenas memorizar sua função original.
Análise das alternativas incorretas:
- A, C, D, E: Todas interpretam incorretamente pelo menos uma palavra — especialmente “bem” e “mal” — como substantivos, mas no contexto, têm valor adverbial por qualificarem ações, não objetos.
Dica de prova: Leia cada frase destacando o que cada palavra qualifica ou descreve. Se caracteriza um substantivo, é adjetivo; se caracteriza um verbo, é advérbio; se nomeia um ser ou ideia, é substantivo.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!






