Questão e824a510-af
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Leia o conto Memórias da afasia, de Moacyr Scliar.
Nos últimos anos de sua vida Mateus descobriu, consternado, que mesmo o seu derradeiro prazer –
escrever no diário – lhe havia sido confiscado pela afasia, que nele se manifestava como
esquecimento de certas palavras. A coisa foi gradual: a princípio, eram poucos os vocábulos que lhe
faltavam. Recorrendo a um de sinônimos, ele conseguia preencher com êxito as lacunas.
Com o decorrer do tempo, porém, acentuou-se o , e o desgosto por este gerado. Foi então
que ele começou a deixar em branco os espaços que não consegue preencher. Era com fascinação
que contemplava esses vazios em meio ao ; tinha certeza de que as letras ali estavam, como
se traçadas com tinta invisível por mão também invisível. Essa existência virtual das palavras não o
afligia, pelo contrário; sabia que o é tão importante quanto o não . No território
da afasia ele encontrava agora uma pátria. Ali recuperaria o seu passado perdido. Ali se uniria
definitivamente àquela que fora seu grande amor, uma linda moça chamada .
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre o conto.
( ) O distúrbio de linguagem de Mateus afeta também o narrador, o que explica os espaços em
branco no texto.
( ) Os espaços em branco no texto constroem a metáfora de uma das principais características da
literatura: as lacunas de interpretação.
( ) O título do conto constrói o paradoxo da afasia, que se caracteriza pela perda da memória.
( ) Os vazios no texto apontam um dos traços da recuperação do passado, que se constrói a partir
do que se lembra e do que se esquece.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Leia o conto Memórias da afasia, de Moacyr Scliar.
Nos últimos anos de sua vida Mateus descobriu, consternado, que mesmo o seu derradeiro prazer –
escrever no diário – lhe havia sido confiscado pela afasia, que nele se manifestava como
esquecimento de certas palavras. A coisa foi gradual: a princípio, eram poucos os vocábulos que lhe
faltavam. Recorrendo a um de sinônimos, ele conseguia preencher com êxito as lacunas.
Com o decorrer do tempo, porém, acentuou-se o , e o desgosto por este gerado. Foi então
que ele começou a deixar em branco os espaços que não consegue preencher. Era com fascinação
que contemplava esses vazios em meio ao ; tinha certeza de que as letras ali estavam, como
se traçadas com tinta invisível por mão também invisível. Essa existência virtual das palavras não o
afligia, pelo contrário; sabia que o é tão importante quanto o não . No território
da afasia ele encontrava agora uma pátria. Ali recuperaria o seu passado perdido. Ali se uniria
definitivamente àquela que fora seu grande amor, uma linda moça chamada .
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre o conto.
( ) O distúrbio de linguagem de Mateus afeta também o narrador, o que explica os espaços em
branco no texto.
( ) Os espaços em branco no texto constroem a metáfora de uma das principais características da
literatura: as lacunas de interpretação.
( ) O título do conto constrói o paradoxo da afasia, que se caracteriza pela perda da memória.
( ) Os vazios no texto apontam um dos traços da recuperação do passado, que se constrói a partir
do que se lembra e do que se esquece.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
A
F – F – V – F.
B
V – V – F – F.
C
V – F – V – F.
D
F – V – F – V.
E
V – V – V – V.