Questão e78b4c04-f9
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Que país é este (Renato Russo – 1987)
“Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse? (...)”
Brasil (Cazuza, George Israel, Nilo Romero – 1988)
“Brasil, mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil, qual é o teu negócio
O nome do teu sócio
Confia em mim! (...)”
Acerca dos trechos, destacados acima, de duas canções de sucesso do rock brasileiro, lançadas durante a
presidência de José Sarney (1985-1990), assinale a alternativa incorreta:
Que país é este (Renato Russo – 1987)
“Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse? (...)”
Brasil (Cazuza, George Israel, Nilo Romero – 1988)
“Brasil, mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil, qual é o teu negócio
O nome do teu sócio
Confia em mim! (...)”
Acerca dos trechos, destacados acima, de duas canções de sucesso do rock brasileiro, lançadas durante a presidência de José Sarney (1985-1990), assinale a alternativa incorreta:
A
O questionamento, no título da primeira música, foi potencializado quando de seu lançamento,
em fins de 1987, pois diferentes planos econômicos haviam fracassado em conter a escalada
inflacionária. O agravamento da crise aumentou o clima de frustração.
B
O Plano Cruzado, que congelou preços e salários, teve um êxito inicial: controlou a inflação e
aumentou o poder de compra. O grande aumento de vendas, experimentado, então, por artistas
do rock brasileiro, uma expressão cultural do período, foi favorecido pela euforia de consumo.
C
A decepção com a Nova República, encontrada nas duas músicas, ganhou força com a recessão
econômica e a instabilidade social, vistas em crescentes mobilizações populares, saques a
supermercados e desabastecimento generalizado. A governabilidade foi corroída.
D
A questão da ética na política e do uso indevido de bens públicos para proveito próprio ou de
favorecidos, presente nos trechos destacados, ganhou destaque com a CPI da Corrupção, que
acusou o presidente de crimes e pediu o seu afastamento, não concretizado.
E
A linguagem velada e em código das canções de protesto desse contexto é explicada pela censura
prévia à cultura e às artes, o que impunha aos autores a criação de artifícios para driblar o
sistema de repressão, parte estrutural do regime.