Questõessobre Clima

1
1
Foram encontradas 489 questões
e18732d6-7a
USS 2022 - Geografia - Geografia Física, Clima

MENDONÇA, F. e DANNI-OLIVEIRA. Climatologia:

noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2007.


A partir da análise do esquema, identifica-se a ocorrência dos seguintes fenômenos atmosféricos na zona equatorial:

A
centros de baixa pressão, com chuvas frontais
B
centros de alta pressão, com chuvas de granizo
C
centros de alta pressão, com chuvas orográficas
D
centros de baixa pressão, com chuvas de convecção
26493b05-7a
ENEM 2022 - Geografia - Geografia Física, Clima

Circulação geral das massas no planeta




A imagem ilustra a ação de um agente natural no planeta caracterizado por

A
inversão sazonal de fluxos atmosféricos nas zonas temperadas.
B
formação de baixa pressão na linha do Equador.
C
expansão de brisas geladas em áreas ciclonais.
D
movimentação constante de frentes frias para o Polo Sul.
E
ascensão do ar aquecido nas regiões anticiclonais.
623a56ac-7a
ENEM 2021 - Geografia - Geografia Física, Clima

    No semiárido brasileiro, o sertanejo desenvolveu uma acuidade detalhada para a observação dos fenômenos, ao longo dos tempos, presenciados na natureza, em especial para a previsão do tempo e do clima, utilizando como referência a posição dos astros, constelação e nuvens. Conforme os sertanejos, a estação vai ser chuvosa quando a primeira lua cheia de janeiro “sair vermelha, por detrás de uma barra de nuvens”, mas “se surgir prateada, é sinal de seca”.


MAIA, D.; MAIA, A. C. A utilização dos ditos populares e da observação do tempo para a climatologia escolar no ensino fundamental II. GeoTextos, n. 1, jul. 2010 (adaptado).


O texto expõe a produção de um conhecimento que se constitui pela

A
técnica científica.
B
experiência perceptiva.
C
negação das tradições.
D
padronização das culturas.
E
uniformização das informações.
d8b24af4-73
USP 2021 - Geografia - Geografia Física, Clima

Uma mancha de petróleo com mais de 3000 km de extensão se espalhou por praias e manguezais da costa da região nordeste e parte do sudeste, atingindo áreas marinhas protegidas como o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, um dos principais bancos de corais e berço de biodiversidade do Atlântico Sul. Desde que foi detectada pela primeira vez, no dia 30 de agosto de 2019, a mancha de petróleo atingiu cerca de 900 locais em mais de 127 municípios em 11 estados. A origem do petróleo está estimada em algum local a leste do litoral do estado de Pernambuco, distante, aproximadamente, 600 km da linha de costa.

Disponível em https://www.wwf.org.br/. 2019. Adaptado.


Com base em seus conhecimentos sobre o litoral brasileiro e as correntes marítimas superficiais que margeiam a costa, assinale a alternativa correta que aponta o fator que contribuiu para a dispersão do petróleo. 

A
As reentrâncias e os recortes do litoral brasileiro, com sua geomorfologia costeira, foram responsáveis pelo impacto ambiental causado pelo derramamento de petróleo.
B
A presença de correntes marítimas frias em superfície, características dessa região, com elevado potencial de transporte de sedimentos, acentuou a dispersão do petróleo. 
C
A corrente marítima das Falkland (Malvinas), que margeia a costa brasileira até o litoral da região nordeste, com águas frias em superfície, potencializou a dispersão do petróleo. 
D
A reduzida profundidade média do litoral brasileiro favoreceu a dispersão do petróleo ao longo da costa de norte a sul, resultando em impactos negativos, em especial para a fauna marinha. 
E
A corrente marítima do Brasil, que é caracterizada pelo movimento de águas superficiais quentes ao longo da linha de costa e provenientes do Atlântico Equatorial, espalhou o petróleo. 
ac98e23a-57
ENEM 2021 - Geografia - Geografia Física, Vegetação, Clima, Solo

    No semiárido brasileiro, o sertanejo desenvolveu uma acuidade detalhada para a observação dos fenômenos, ao longo dos tempos, presenciados na natureza, em especial para a previsão do tempo e do clima, utilizando como referência a posição dos astros, constelação e nuvens. Conforme os sertanejos, a estação vai ser chuvosa quando a primeira lua cheia de janeiro “sair vermelha, por detrás de uma barra de nuvens”, mas “se surgir prateada, é sinal de seca”.

MAIA, D.; MAIA, A. C. A utilização dos ditos populares e da observação do tempo para a
climatologia escolar no ensino fundamental II. GeoTextos, n. 1, jul. 2010 (adaptado).

O texto expõe a produção de um conhecimento que se constitui pela

A
técnica científica.
B
experiência perceptiva.
C
negação das tradições.
D
padronização das culturas.
E
uniformização das informações.
fff13349-58
UECE 2021 - Geografia - Geografia Física, Clima

Leia com atenção o seguinte texto:


     “As projeções indicam diferenças robustas nas características climáticas regionais, e incluem os seguintes incrementos: na temperatura mínima e máxima do ar próximo à superfície para todas as regiões do País; nos extremos de calor, em particular no norte do País, na ocorrência de chuva intensa no Sul e Sudeste do Brasil; e na probabilidade de secas e déficits de chuva em algumas regiões da Amazônia e Nordeste”.

Marengo, J. A., Rodrigues-Filho, S., & Santos, D. V. (2021). Impacts, Vulnerability  and Adaptation to Climate change in Brazil. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/sust/article/view/35624


Considerando os fatores políticos e socioeconômicos, além dos fatores ambientais como clima, vegetação, solo e recursos hídricos, são apontadas como entraves as relações de vulnerabilidade e adaptação às mudanças climáticas no Brasil. Dentre esses entraves, verifica(m)-se

A
a dificuldade de articulação entre diferentes instituições e políticas públicas, assim como a interferência da incerteza climática nas ações de planejamento na gestão dos recursos hídricos.
B
o aumento anual dos volumes de chuva têm provocado escassez hídrica e redução dos volumes nos reservatórios responsáveis pela geração de energia.
C
a ausência de uma política nacional de recursos hídricos que possa ser utilizada como um instrumento de gestão a fim de orientar o uso correto dos recursos hídricos através de metas e programas.
D
a falta de mecanismos, instrumentos e instituições que possam prever com antecedência eventos extremos como secas e ondas de calor.
30ce401f-57
ENEM 2021 - Geografia - Geografia Física, Clima

    No semiárido brasileiro, o sertanejo desenvolveu uma acuidade detalhada para a observação dos fenômenos, ao longo dos tempos, presenciados na natureza, em especial para a previsão do tempo e do clima, utilizando como referência a posição dos astros, constelação e nuvens. Conforme os sertanejos, a estação vai ser chuvosa quando a primeira lua cheia de janeiro “sair vermelha, por detrás de uma barra de nuvens”, mas “se surgir prateada, é sinal de seca”.

MAIA, D.; MAIA, A. C. A utilização dos ditos populares e da observação do tempo para a climatologia escolar no
ensino fundamental II. GeoTextos, n. 1, jul. 2010 (adaptado).

O texto expõe a produção de um conhecimento que se constitui pela

A
técnica científica.
B
experiência perceptiva.
C
negação das tradições.
D
padronização das culturas.
E
uniformização das informações.
3f019258-0b
UFMS 2018 - Geografia - Geografia Física, Clima

O clima é o nome que se dá ás condições atmosféricas que costumam ocorrer num determinado lugar. Para conhecer o clima de uma região, é necessário estudar as variações do tempo atmosférico da área durante vários anos seguidos, normalmente 30 anos. O Brasil apresenta a seguinte adversidade de clima.



Assinale a alternativa correspondente aos itens 1 e 2 posicionados no mapa. 

A
(1) clima tropical; (2) clima subtropical. 
B
(1) clima equatorial; (2) clima tropical.
C
(1) clima tropical; (2) clima equatorial.
D
(1) clima equatorial; (2) clima subtropical.
E
(1) clima subtropical; (2) clima tropical.
e464afa2-0b
UECE 2021 - Geografia - Geografia Física, Clima

Leia com atenção a seguinte definição de áreas desérticas:

“Região natural caracterizada pela pequena precipitação de chuvas muito irregular. Nas regiões desérticas quentes temos formas de relevo e alterações de rochas específicas como os ergs, hamadas, regs, rios cuja a rede hidrográfica não tem hierarquização, freikanter, verniz do deserto, grande intensidade de desagregação mecânica, dunas, etc”.

Guerra, A. T. Dicionário geológico-geomorfológico. 8. ed. Rio de Janeiro. 1993.

O trecho acima se refere a uma definição e características de áreas desérticas. Sobre essas feições, é correto dizer que

A
geralmente não possuem solo do ponto de vista pedológico e, quando existem, podem ser muito pobres e com características arenosas ou rochosas. Feições como dunas e montanhas podem ser encontradas nestas áreas.
B
os desertos são regiões áridas ou semiáridas com baixos índices pluviométricos, contudo apresentam uma boa distribuição de recursos naturais, fato que favorece a ocorrência das abundantes fauna e flora características destas paisagens.
C
o Deserto de Gobi encontra-se na porção mais ao norte do Oriente Médio, entre a Mauritânia, Tunísia e o Niger. As feições predominantes nesta área são grandes dunas e algumas montanhas rochosas, onde se desenvolvem fauna e flora bastante diversificadas.
D
o Deserto do Atacama fica na região norte do Chile e caracteriza-se por ser o deserto mais baixo do mundo, com aproximadamente 2.250 metros abaixo do nível do mar.
78fc9f0c-06
SÃO CAMILO 2019 - Geografia - Geografia Física, Clima

Muitas pessoas têm questionado sobre a possibilidade de sua ocorrência, tendo em vista algumas condições desfavoráveis. As águas do oceano Atlântico próximo ao Brasil são quentes, porém os ventos na altura do topo das nuvens são muito fortes para que ocorra o desenvolvimento dos centros de baixa pressão atmosférica. Também é necessário haver convergência de ventos em grande escala e capacidade da atmosfera de gerar vórtices, motores da formação das perturbações tropicais.

(Ercília T. Steinke. Climatologia fácil, 2012. Adaptado.)

O fenômeno climático a que o excerto se refere é

A
o furacão, que se manifesta em movimento circular ascendente devido ao efeito de Coriolis.
B
a La Niña, que se manifesta na ressurgência das águas profundas devido à célula de Walker.
C
a maritimidade, que apresenta inversões dos centros de pressão devido às brisas oceânicas.
D
o tornado, que apresenta alta concentração de energia devido à atuação de força centrífuga.
E
a nebulosidade, que apresenta água em suspensão na atmosfera devido ao processo de condensação.
cc3abc08-03
UEA 2018 - Geografia - Geografia Física, Clima

O ano de 2016 começou mal em Minas Gerais. Logo nos primeiros dias de janeiro um aguaceiro provocou enchentes, matou 79 pessoas e deixou centenas de desabrigados. No mês, foram 83 mortes. Fatalidade? Mais ou menos. Evitar chuvas, todo mundo sabe, é impossível. Mas algumas podem ser previstas. E essa foi. Os cálculos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais indicaram 50 milímetros diários de chuva entre 1 e 5 de janeiro. Precipitações acima de 40 milímetros a cada 24 horas já são consideradas perigosas.

(https://super.abril.com.br. Adaptado.)

O excerto apresenta um exemplo de previsão do

A
veranico local.
B
tempo meteorológico.
C
intemperismo físico.
D
microclima urbano.
E
clima regional.
b23e0e7d-05
CESMAC 2018 - Geografia - Geografia Física, Clima

Observe, atentamente, o pluviograma de uma dada localidade brasileira apresentado a seguir.



A partir das informações contidas no gráfico, é correto afirmar que a referida localidade :

1) se situa na Região Sul do Brasil e possui um clima subtropical.
2) possui um regime de chuvas de verão-outono.
3) apresenta fortes indícios de que nela ocorrem frequentes episódios de granizo.
4) tem um regime pluviométrico marcadamente influenciado pelas Ondas de Leste.
5) apresenta um superávit hídrico anual, especialmente após o período de inverno.

Está(ão) correta(s) apenas:

A
1.
B
2
C
1 e 5.
D
3 e 4.
E
2, 3 e 4.
b01bda89-02
UEA 2018 - Geografia - Geografia Física, Clima

Meses de seca em um ano



Considerando a classificação dos climas no Brasil, o mapa reforça que

A
o clima subtropical úmido predomina na maior parte da Amazônia, com até 3 meses de seca ao ano.
B
o clima tropical compreende as parcelas centrais do país, com verões quentes e chuvosos e invernos secos.
C
o clima litorâneo úmido ocorre no extremo norte do país, sob influência da maritimidade e com poucos meses sem chuvas.
D
o clima equatorial úmido contempla quase a totalidade da região Sul, sem registrar meses de clima seco.
E
o clima semiárido abrange o litoral nordestino, com chuvas escassas e mal distribuídas ao longo do ano.
cb8b21ed-02
MACKENZIE 2019 - Geografia - Geografia Física, Clima


Fonte: http://geografiaprimeirodemaio.blogspot.com/2013/05/massas-de-ar.html


A respeito da Massa Polar Atlântica, considere as seguintes afirmações:


I. Atua em todo o território nacional com a mesma intensidade, tanto nos equinócios quanto nos soltícios.

II. No inverno segue carregada de umidade para o sul da Amazônia, provocando queda das temperaturas na região. Esse fenômeno é conhecido como “Friagem” que, devido ao intenso desmatamento, vem se acentuando e agindo em latitudes muito baixas.

III. Nas Regiões Sul e Sudeste provoca diminuição das temperaturas podendo ocorrer, em determinados pontos, geadas e queda de neve.

IV. A porção que segue pelo litoral atinge a costa oriental nordestina, provocando chuvas frontais na região.


É correto o que se afirma em

A
I, apenas.
B
I e II, apenas.
C
II e III, apenas.
D
II, III e IV, apenas.
E
I, II, III e IV.
6b95e37f-01
MACKENZIE 2019 - Geografia - Geografia Física, Clima

“Fenômeno atmosférico-oceânico que é caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical e que pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, afetando assim os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias.”
Fonte: http://enos.cptec.inpe.br/ (Último acesso- 29/09/2019)

O fenômeno atmosférico descrito no texto é denominado:

A
Efeito Estufa.
B
El Niño.
C
La Niña
D
Inversão Térmica.
E
Aquecimento Global.
6b87e941-01
MACKENZIE 2019 - Geografia - Geografia Física, Clima

623b5ab4dc6b709b0a86.png (603×307)


As correntes marítimas se movimentam por todos os oceanos do mundo, transportando calor e, por isso, apresentam influência direta no clima. As correntes frias, por exemplo, podem contribuir para a formação de desertos.

Com base no mapa e no excerto de texto, escolha a alternativa que relacione, corretamente, as correntes marítimas a seus respectivos desertos.

A

Corrente de Humboldt – deserto do Atacama.

Corrente de Benguela – deserto do Kalahari.

B

Corrente de Benguela – deserto do Kalahari.

Corrente das Canárias – deserto da Namíbia.

C

Corrente de Humboldt – deserto da Namíbia.

Corrente de Benguela – deserto de Vitória.

D

Corrente do Japão – deserto de Gobi.

Corrente Australiana Ocidental – deserto de Vitória.

E

Corrente da Califórnia – deserto do Colorado.

Corrente do Japão – deserto de Yuadomi.

8236f454-ff
FIMCA 2019 - Geografia - Geografia Física, Clima

Por que as chuvas torrenciais estão ocorrendo na Grande São Paulo?

As fortes chuvas no início dessa semana, na grande São Paulo, causaram inúmeros prejuízos físicos e o óbito de 12 pessoas, quer seja por escorregamentos, soterramentos e afogamentos. Segundo a professora Débora Rodrigues Barbosa, docente do curso de Geografia da Estácio, as intempéries foram provocadas por uma interação de fatores meteorológicos. Um gradual aumento da temperatura da água oceânica (uma anomalia térmica) promoveu a baixa pressão atmosférica e um amplo processo de evaporação da superfície líquida do Atlântico. [...] Essa anomalia térmica está relacionada, na verdade, a uma ilha de calor, que provoca o aumento da temperatura no centro das cidades, sobretudo nas grandes metrópoles, como é o caso da Região Metropolitana de São Paulo, explica a professora Débora.

(Disponível em: https://www.otaboanense.com.br/por-que-as-chuvastorrenciais-estao-ocorrendo-na-grande-sao-paulo. Acesso em: 14/09/2019.)

Tendo em vista as causas e características da formação dessas “ilhas de calor”, analise as afirmativas a seguir.

I. Uma característica que contribui para o aparecimento das “ilhas” seria o grande contraste térmico entre as áreas mais urbanizadas e os locais periféricos ou agrícolas.
II. A redução drástica da temperatura e a elevação súbita da umidade relativa do ar é uma das causas mais frequentes dessas ilhas de calor urbano.
III. A principal causa das ilhas de calor é a total incapacidade de absorção de água pelo solo nas cidades, uma vez que a área urbana é coberta por concreto e asfalto.
IV. A ausência de árvores, responsáveis por regular a temperatura por meio do aumento da umidade do ar e diminuição da temperatura, é um agravante na formação destas ilhas térmicas.

Estão corretas as afirmativas

A
I, II, III e IV.
B
I e II, apenas.
C
I e IV, apenas.
D
II e III, apenas.
E
III e IV, apenas.
35f129fe-f9
UFRGS 2019 - Geografia - Geografia Física, Clima

Considere o segmento abaixo.

Cerca de 600 alpinistas escalaram o Monte Everest na temporada deste ano de 2019 - de 14 a 28 de _maio. Houve até mesmo filas de espera para alcançar o pico. E houve quem morresse à espera.

Adaptado de:<https://www.tsf.pt/mundo/filas-de-espera-e-corpos-pelo-caminho-caos-e-
carnificina-para-subir-o-evereste-10962607.html>. Acesso em: 31 mai. 2019.

Sobre as regiões de montanhas, pode-se afirmar que, quanto maior for a altitude, ocorre

A
a diminuição de 6,5 ºC/km na temperatura média superficial do ar.
B
a rarefação do Oxigênio, pois o Argônio passa a predominar na composição do ar.
C
o aumento dos raios cósmicos, e as temperaturas médias do ar aumentam 0,5 ºC a cada 100m.
D
o aumento do efeito estufa, devido à maior quantidade de gases como o Ozônio troposférico, CO2 e vapor d'água.
E
o aumento da precipitação líquida, se a montanha estiver localizada na região tropical, pois as temperaturas· são altas, independentemente da elevação topográfica.
4c1a3869-8f
UNICAMP 2021 - Geografia - Geografia Física, Clima

A região Nordeste brasileira é marcada por contrastes climáticos: áreas úmidas e áreas com longos períodos de estiagem. O mapa a seguir mostra a variação da umidade por meses em relação à distribuição das chuvas.

(Adaptado de Mapa de Clima do Brasil. Coordenação De Recursos Naturais e Estudos Ambientais – CREN. Diretoria de Geociências – DGC, IBGE. Rio de Janeiro, 2006.)


Sobre as características climáticas e a distribuição das chuvas na região Nordeste, é correto afirmar:

A
Todas as áreas sem seca ou subsecas recebem umidade da zona de convergência intertropical, além do incremento de vapor d’água do processo de evapotranspiração das florestas tropicais.
B
No centro do Estado da Bahia localiza-se a principal área no interior da região Nordeste com 1 a 3 meses secos, devido ao efeito orográfico da Chapada Diamantina na formação de chuvas.
C
O período de estiagem das áreas com 4 a 5 meses secos ocorre no verão, enquanto o das áreas com 6 a 8 meses secos ocorre no outono e inverno na Bahia, e na primavera e verão nos demais Estados.
D
A distribuição da umidade na região Nordeste tem estreita relação com o tipo de vegetação: nas áreas com 9 a 11 meses secos ocorre a vegetação de caatinga; nas áreas com 6 a 8 meses secos, a vegetação de cerrado.
d2fe0503-8c
UNICAMP 2021 - Geografia - Geografia Física, Clima

Atmosfera é a camada gasosa que envolve a Terra. Ela não se apresenta de forma homogênea em toda a sua extensão, e sua composição varia de acordo com o local, mas nela podemos encontrar, além dos gases, partículas de pó, cinzas vulcânicas, microrganismos, vapor d’ água, sais, etc.  


(Adaptado de Robert W. Christoperson, Geossistemas: uma introdução à Geografia Física. Porto Alegre: Bookman, 2012, p. 63.)

Assinale a alternativa que associa corretamente a camada da atmosfera a suas respectivas características. 

A
Na Termosfera, a grande quantidade de gases faz com que as temperaturas nesta porção da atmosfera sejam elevadas. Quanto maior a concentração de gases, maior a absorção da radiação solar e, consequentemente, maiores são as temperaturas.
B
A Mesosfera é a camada da atmosfera em que há presença do gás ozônio. A emissão dos clorofluorcarbonetos (CFCs) tem aumentado o buraco na camada de ozônio, diminuindo sua função de filtrar a radiação ultravioleta.
C
Na Estratosfera as temperaturas aumentam com a altitude. É nesta camada que se formam as nuvens, constituídas pelo vapor de água aquecido proveniente da superfície terrestre; ao atingirem a Estratopausa, as nuvens se condensam ocasionando as precipitações.
D
A Troposfera, nas suas baixas altitudes, é a camada da atmosfera que tem mais calor, mesmo não sendo a porção da atmosfera com maior temperatura. Isto se dá pela maior concentração de gases próximos à superfície, em razão da atração gravitacional.