Questão e4f6f001-a6
Prova:UECE 2010
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Homonímia, Paronímia, Sinonímia e Antonímia

Há, no conto, alguns indícios textuais que levam o leitor a inferir uma mistura de vozes, isto é, a manifestação de outra ou outras vozes além da voz do narrador. Escreva V ou F, conforme o que está abaixo funcione ou não como pista dessa outra voz no texto em estudo.

( )O emprego do travessão nas linhas 16, 47, 49, 61, 62, 103 e 104.

( ) A referência a detalhes de episódios muito específicos.

( ) As expressões com licença da palavra, (o negro) se desfazia em merda e suor (linhas 33 a 35); o adjetivo atoleimado (linha 74).

( ) O juízo de valor expresso pelo substantivo Bichos, na linha 76.

( ) O estilo deste excerto: o mundo se fez silêncio, espaço e tempo infinitos, com aquelas velhas casas de olhos vazados, onde ruminavam cabras e carneiros, o telheiro do mercado arriado. (linhas 77 a 80).

Está correta, de cima para baixo, a sequência:

Imagem 001.jpg
Imagem 002.jpg
Imagem 003.jpg
Imagem 004.jpg

A
V, F, F, V, V.
B
V, V, F, F, V.
C
V, V, V, V, F.
D
F, V, V, V, V.

Gabarito comentado

Verônica FerreiraProfessora de Português
O emprego de travessão no texto indica a fala de outra voz além do narrador. O travessão é indicado para diferenciar a fala do narrador com a fala do personagem. O detalhe de episódios muito específicos indica a voz de um personagem que participou direta ou indiretamente do fato exposto. As expressões indicam a voz de quem descreve os fatos, que é diferente da voz do narrador. A expressão “Bichos” é continuação da voz que está no parágrafo anterior, que descreve um fato realizado no passado. Nas linhas 77 a 80 observa-se a voz do narrador que descreve o momento atual da vila... O candidato deve perceber que o texto é construído por diferentes vozes, a do narrador, e a de quem viveu na época passada, intercaladas por parágrafos. 

Alternativa C.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo