Questão e475762e-88
Prova:ENEM 2011
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos

Imagem 067.jpg

O texto é uma propaganda de um adoçante que tem o seguinte mote: “Mude sua embalagem” . A estratégia que o autor utiliza para o convencimento do leitor baseia-se no emprego de recursos expressivos, verbais e não verbais, com vistas a

A
ridicularizar a forma física do possível cliente do produto anunciado, aconselhando-o a uma busca de mudanças estéticas.
B
enfatizar a tendência da sociedade contemporânea de buscar hábitos alimentares saudáveis, reforçando tal postura.
C
criticar o consumo excessivo de produtos industrializados por parte da população, propondo a redução desse consumo.
D
associar o vocábulo “açúcar” à imagem do corpo fora de forma, sugerindo a substituição desse produto pelo adoçante.
E
relacionar a imagem do saco de açúcar a um corpo humano que não desenvolve atividades físicas, incentivando a prática esportiva.

Gabarito comentado

Verônica FerreiraProfessora de Português
A questão apresenta um anúncio formado por ideias contrárias, de maneira a reforçar a mensagem de que o adoçante é um bom produto para ser consumido. O saco grande, com o formato de uma barriga (observe o buraco feito no saco, como uma alusão a um umbigo) e o nome de “Açúcar” leva o público a associar o consumo da substância doce a um corpo com excesso de peso, o que contrasta com a embalagem do adoçante (no tamanho menor, no canto inferior direito), no formato mais longilíneo, reforçado pelo slogan “Mude sua embalagem” (ou seja, troque o formato associado ao açúcar pelo associado ao adoçante). A estratégia para convencer o leitor, então, é a de associar o formato de um corpo ao nome “açúcar” e sugerí-lo pelo adoçante. A alternativa correta é a letra D. As outras alternativas estão incorretas porque a propaganda é criada com o sentido de convencer o público, e não de ridicularizar a forma física do possível cliente (letra A); a ênfase é quanto ao consumo do adoçante, e não quanto a tendência de buscar hábitos alimentares (letra B); não há crítica apresentada na propaganda (até porque se houver crítica, não há o resultado esperado, a venda do adoçante – letra C); e não há incentivo à prática esportiva, e sim ao consumo do adoçante (letra E). 

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo