Questão dfa8f5ee-f4
Prova:
Disciplina:
Assunto:
A construção das imagens femininas, tanto na pintura de Vermeer quanto no fragmento de Alencar, indicam
respectivamente
A construção das imagens femininas, tanto na pintura de Vermeer quanto no fragmento de Alencar, indicam
respectivamente
VERMEER, Johannes. La Latière vers (1660). In. Beaux Arts &
hors - série Vermeer et les maîtres de la peinture hollandaise.
Paris, 2017. p. 43. Acesso em: 12 mar. 2019.
Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os
cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais
longos que seu talhe de palmeira.
O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem
a baunilha recendia no bosque seu hálito
perfumado.
Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem
corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava
sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé
grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde
pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.
ALENCAR, José de. Iracema. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 15.
VERMEER, Johannes. La Latière vers (1660). In. Beaux Arts &
hors - série Vermeer et les maîtres de la peinture hollandaise.
Paris, 2017. p. 43. Acesso em: 12 mar. 2019.
Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os
cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais
longos que seu talhe de palmeira.
O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem
a baunilha recendia no bosque seu hálito
perfumado.
Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem
corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava
sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé
grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde
pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.
ALENCAR, José de. Iracema. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 15.
A
arroubo e retrocesso
B
afetação e libertinagem
C
servidão e autodeterminação
D
celeridade e imbecilidade
E
dismorfia e fraqueza