Questão deeb1b14-b0
Prova:
Disciplina:
Assunto:
A questão é referente ao fragmento de texto a seguir.
Esqueci-me de dizer que a ópera começara; as nossas
observações podiam fazer-se então em céu desnublado. Vi
Lúcia sentada na frente do seu camarote, vestida com certa
galantaria, mas sem a profusão de adornos e a exuberância de luxo que ostentam de ordinário as cortesãs, ou porque
acreditam que a sua beleza, como as caixinhas de amêndoas,
cota-se pelo invólucro dourado, ou porque, no seu orgulho de
anjos decaídos desejem esmagar a casta simplicidade da
mulher honesta, quantas vezes defraudada nessa
prodigalidade.
Não me posso agora recordar das minúcias do traje de Lúcia
naquela noite. O que ainda vejo neste momento, se fecho os
olhos, são as nuvens brancas e nítidas, que se frocavam
graciosamente, aflando com o lento movimento de seu leque; o
mesmo leque de penas que eu apanhara e, que de longe
parecia uma grande borboleta rubra pairando no cálice das
magnólias. O rosto suave e harmonioso, o colo e as espáduas
nuas, nadavam como cisnes naquele mar de leite, que
ondeavam sobre formas divinas.
A expressão angélica de sua fisionomia naquele instante, a
atitude modesta e quase tímida, e a singeleza das vestes
níveas e transparentes, davam-lhe frescor e viço de infância,
que devia influir pensamentos calmos, se não puros. Entretanto
o meu olhar ávido e acelerado rasgava os véus ligeiro e
desnudava as formas deliciosas que ainda sentia latejar sob
meus lábios.
ALENCAR, José, Lucíola. São Paulo: Ática, 1994, p. 28.
O romance "Lucíola", de José de Alencar foi publicado por volta
de 1861, época em que a mulher era vista, de acordo com o
olhar Romântico, como casta ou como dama impura. No
fragmento, é CORRETO afirmar.
A questão é referente ao fragmento de texto a seguir.
Esqueci-me de dizer que a ópera começara; as nossas
observações podiam fazer-se então em céu desnublado. Vi
Lúcia sentada na frente do seu camarote, vestida com certa
galantaria, mas sem a profusão de adornos e a exuberância de luxo que ostentam de ordinário as cortesãs, ou porque
acreditam que a sua beleza, como as caixinhas de amêndoas,
cota-se pelo invólucro dourado, ou porque, no seu orgulho de
anjos decaídos desejem esmagar a casta simplicidade da
mulher honesta, quantas vezes defraudada nessa
prodigalidade.
Não me posso agora recordar das minúcias do traje de Lúcia
naquela noite. O que ainda vejo neste momento, se fecho os
olhos, são as nuvens brancas e nítidas, que se frocavam
graciosamente, aflando com o lento movimento de seu leque; o
mesmo leque de penas que eu apanhara e, que de longe
parecia uma grande borboleta rubra pairando no cálice das
magnólias. O rosto suave e harmonioso, o colo e as espáduas
nuas, nadavam como cisnes naquele mar de leite, que
ondeavam sobre formas divinas.
A expressão angélica de sua fisionomia naquele instante, a
atitude modesta e quase tímida, e a singeleza das vestes
níveas e transparentes, davam-lhe frescor e viço de infância,
que devia influir pensamentos calmos, se não puros. Entretanto
o meu olhar ávido e acelerado rasgava os véus ligeiro e
desnudava as formas deliciosas que ainda sentia latejar sob
meus lábios.
ALENCAR, José, Lucíola. São Paulo: Ática, 1994, p. 28.
O romance "Lucíola", de José de Alencar foi publicado por volta
de 1861, época em que a mulher era vista, de acordo com o
olhar Romântico, como casta ou como dama impura. No
fragmento, é CORRETO afirmar.
A
O narrador, embora esteja descrevendo uma cortesã, a
diferencia das demais. A singeleza, a cor das roupas, a
expressão angelical da personagem Lúcia são elementos
comuns à casta heroína Romântica.
B
O narrador tem um olhar peculiar ao Romantismo, no que
se refere à mulher. A personagem Lúcia é vista como
imagem de pureza que inibe o desejo de posse masculino.
C
O narrador vivencia conflitos comuns ao herói romântico, e
se contradiz na descrição da personagem Lúcia: a descreve
como angelical e como mulher que deixa, propositalmente,
partes do corpo à mostra, como forma de sedução.
D
O narrador fala de uma cena antiga, acontecida no teatro,
em que ele observava uma mulher. A recorrência de
lembranças de fatos acontecidos no passado é
característica da narrativa romântica, como forma de
evasão do presente.
E
O narrador, ao falar da personagem Lúcia como cortesã,
antecipa o movimento Realista, visto que as personagens
femininas do Romantismo eram tratadas somente como
seres diáfanos e puros.