Questão ddf81642-24
Prova:SENAC-SP 2013
Disciplina:Literatura
Assunto:Naturalismo, Escolas Literárias

      Mas, lá pelo meio do pagode, a baiana caíra na imprudência de derrear-se toda sobre o português e soprar-lhe um segredo, requebrando os olhos. Firmo, de um salto, aprumou-se então defronte dele, medindo-o de alto a baixo com um olhar provocador e atrevido. Jerônimo, também posto de pé, respondeu altivo com um gesto igual. Os instrumentos calaram-se logo. Fez-se um profundo silêncio. Ninguém se mexeu do lugar em que estava. E, no meio da grande roda, iluminados amplamente pelo capitoso luar de abril, os dois homens, perfilados defronte um do outro, olhavam-se em desafio.

                                      (AZEVEDO, Aluísio. trecho de O cortiço. São Paulo, Ed. Hartra, 2009. p. 106-107) 



Afirma-se corretamente sobre as características do texto acima:

A
É um romance inspirado nas contradições da realidade interior do homem, com a vantagem da liberdade formal.
B
Observa-se na obra que o objetivo e o subjetivo se fundem, e as coisas mais díspares parecem revelar um parentesco inesperado.
C
Percebe-se pelo trecho que há no romance um interesse pela presença da civilização industrial e pela análise psicológica do ser humano e dos problemas da vida contemporânea.
D
Há na obra uma preocupação estética, pois a arte tem como finalidade a criação da beleza, daí a preocupação em trabalhar a palavra como se fosse um objeto.
E
Trata-se de um romance de vivo interesse social e humano, nos limites da realidade nacional, que procura fazer uma fotografia da sociedade.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo