Questão dbf734cb-6e
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Nos textos literários, os aspectos formais podem ser analisados como elementos que colaboram
para a expressividade. Acerca de aspectos formais dos Textos 15, 16 e 17, analise as proposições
abaixo.
1) No que se refere ao nível de formalidade, podemos dizer que o Texto 17 tende para a
informalidade. Apesar disso, sua autora segue as normas de regência nominal, o que se observa,
por exemplo, no trecho ―Estou consciente de que tudo o que sei não posso dizer‖. A regência
estaria igualmente atendida se a autora tivesse escrito: "Não faço alusão a tudo o que sei".
2) Observe a concordância feita no seguinte trecho do Texto 15: "e nem o rubro galo do sol / nem a
andorinha azul da lua / podem levar qualquer recado [...]". O plural empregado na primeira forma
verbal (podem) indica que a ação expressa por ―podem levar‖ é praticada, concomitantemente,
pelo "rubro galo do sol" e pela "andorinha azul da lua".
3) O sinal indicativo de crase presente no trecho "podem levar qualquer recado / à prisão por onde as
mulheres / se convertem em sal e muro" (Texto 15) deveria manter-se se o termo "prisão" fosse
substituído pelo termo "cárcere".
4) Para indicar que o Texto 16 tematiza o cotidiano do século passado, nele está preservada a
norma ortográfica que era vigente nesse século, a exemplo de "Adélia", "dói" e "pôr", formas que,
após o último Acordo Ortográfico, devem ser grafadas sem acento.
Estão CORRETAS:
Nos textos literários, os aspectos formais podem ser analisados como elementos que colaboram
para a expressividade. Acerca de aspectos formais dos Textos 15, 16 e 17, analise as proposições
abaixo.
1) No que se refere ao nível de formalidade, podemos dizer que o Texto 17 tende para a
informalidade. Apesar disso, sua autora segue as normas de regência nominal, o que se observa,
por exemplo, no trecho ―Estou consciente de que tudo o que sei não posso dizer‖. A regência
estaria igualmente atendida se a autora tivesse escrito: "Não faço alusão a tudo o que sei".
2) Observe a concordância feita no seguinte trecho do Texto 15: "e nem o rubro galo do sol / nem a
andorinha azul da lua / podem levar qualquer recado [...]". O plural empregado na primeira forma
verbal (podem) indica que a ação expressa por ―podem levar‖ é praticada, concomitantemente,
pelo "rubro galo do sol" e pela "andorinha azul da lua".
3) O sinal indicativo de crase presente no trecho "podem levar qualquer recado / à prisão por onde as
mulheres / se convertem em sal e muro" (Texto 15) deveria manter-se se o termo "prisão" fosse
substituído pelo termo "cárcere".
4) Para indicar que o Texto 16 tematiza o cotidiano do século passado, nele está preservada a
norma ortográfica que era vigente nesse século, a exemplo de "Adélia", "dói" e "pôr", formas que,
após o último Acordo Ortográfico, devem ser grafadas sem acento.
Estão CORRETAS:
Texto 15
PRISÃOCecília Meireles
Nesta cidadequatro mulheres estão no cárcere.Apenas quatro.Uma na cela que dá para o rio,outra na cela que dá para o monte,outra na cela que dá para a igrejae a última na do cemitérioali embaixo.
[...]
Quatrocentas mulheresquatrocentas, digo, estão presas:cem por ódio, cem por amor,cem por orgulho, cem por desprezoem celas de ferro, em celas de fogo,em celas sem ferro nem fogo, somentede dor e silêncio,quatrocentas mulheres, numa outra cidade,quatrocentas, digo, estão presas.
Quatro mil mulheres, no cárcere,e quatro milhões – e já nem sei a conta,em cidades que não se dizem,em lugares que ninguém sabe,estão presas, estão para sempre –sem janela e sem esperança,umas voltadas para o presente,outras para o passado, e as outraspara o futuro, e o resto – o resto,sem futuro, passado ou presente,presas em prisão giratória,presas em delírio, na sombra,presas por outros e por si mesmas,tão presas que ninguém as solta,e nem o rubro galo do solnem a andorinha azul da luapodem levar qualquer recadoà prisão por onde as mulheresse convertem em sal e muro.
MEIRELES, Cecília. Prisão. Excertos. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104- 83332006000200013&script=sci_arttext Acesso em: 08/08/2020.
Texto 16
GRANDE DESEJO
Adélia Prado
Não sou matrona, mãe dos Gracos, Cornélia,sou é mulher do povo, mãe de filhos, Adélia.Faço comida e como.Aos domingos bato o osso no prato pra chamaro cachorroe atiro os restos.Quando dói, grito ai,quando é bom, fico bruta,as sensibilidades sem governo.Mas tenho meus prantos,claridades atrás do meu estômago humildee fortíssima voz pra cânticos de festa.Quando escrever o livro com o meu nomee o nome que eu vou pôr nele, vou com ele a umaigreja,a uma lápide, a um descampado,para chorar, chorar e chorar,requintada e esquisita como uma dama.
Disponível em: https://www.tudoepoema.com.br/adelia-prado-grande-desejo/ Acesso em: 08/08/2020.
Texto 17
"Estou consciente de que tudo o que sei não posso dizer, só sei pintando ou pronunciando, sílabas cegas de sentido. [...] Então escrever é o modo de quem tem a palavra como isca: a palavra pescando o que não é palavra. Quando essa não palavra – a entrelinha – morde a isca, alguma coisa se escreveu."
LISPECTOR, Clarice. Água viva. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1993. Excertos. pp.15-25. (Adaptado)
Texto 15
PRISÃO
Cecília Meireles
Nesta cidade
quatro mulheres estão no cárcere.
Apenas quatro.
Uma na cela que dá para o rio,
outra na cela que dá para o monte,
outra na cela que dá para a igreja
e a última na do cemitério
ali embaixo.
[...]
Quatrocentas mulheres
quatrocentas, digo, estão presas:
cem por ódio, cem por amor,
cem por orgulho, cem por desprezo
em celas de ferro, em celas de fogo,
em celas sem ferro nem fogo, somente
de dor e silêncio,
quatrocentas mulheres, numa outra cidade,
quatrocentas, digo, estão presas.
Quatro mil mulheres, no cárcere,
e quatro milhões – e já nem sei a conta,
em cidades que não se dizem,
em lugares que ninguém sabe,
estão presas, estão para sempre –
sem janela e sem esperança,
umas voltadas para o presente,
outras para o passado, e as outras
para o futuro, e o resto – o resto,
sem futuro, passado ou presente,
presas em prisão giratória,
presas em delírio, na sombra,
presas por outros e por si mesmas,
tão presas que ninguém as solta,
e nem o rubro galo do sol
nem a andorinha azul da lua
podem levar qualquer recado
à prisão por onde as mulheres
se convertem em sal e muro.
MEIRELES, Cecília. Prisão. Excertos. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104- 83332006000200013&script=sci_arttext Acesso em: 08/08/2020.
Texto 16
GRANDE DESEJO
Adélia Prado
Não sou matrona, mãe dos Gracos, Cornélia,
sou é mulher do povo, mãe de filhos, Adélia.
Faço comida e como.
Aos domingos bato o osso no prato pra chamar
o cachorro
e atiro os restos.
Quando dói, grito ai,
quando é bom, fico bruta,
as sensibilidades sem governo.
Mas tenho meus prantos,
claridades atrás do meu estômago humilde
e fortíssima voz pra cânticos de festa.
Quando escrever o livro com o meu nome
e o nome que eu vou pôr nele, vou com ele a uma
igreja,
a uma lápide, a um descampado,
para chorar, chorar e chorar,
requintada e esquisita como uma dama.
Disponível em: https://www.tudoepoema.com.br/adelia-prado-grande-desejo/ Acesso em: 08/08/2020.
Texto 17
"Estou consciente de que tudo o que sei não posso dizer, só sei pintando ou pronunciando, sílabas cegas de sentido. [...] Então escrever é o modo de quem tem a palavra como isca: a palavra pescando o que não é palavra. Quando essa não palavra – a entrelinha – morde a isca, alguma coisa se escreveu."
LISPECTOR, Clarice. Água viva. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1993. Excertos. pp.15-25. (Adaptado)
A
1, 2, 3 e 4.
B
1 e 2, apenas.
C
2 e 3, apenas.
D
1, 3 e 4, apenas.
E
2 e 4, apenas.