Questão da8847f1-76
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Uma característica do estilo de Machado de Assis que pode
ser observada nesse trecho diz respeito ao modo como o narrador
Uma característica do estilo de Machado de Assis que pode
ser observada nesse trecho diz respeito ao modo como o narrador
Leia o trecho de Dom Casmurro, de Machado de Assis, para
responder a questão.
Ezequiel, quando começou o capítulo anterior, não era
ainda gerado; quando acabou era cristão e católico. Este
outro é destinado a fazer chegar o meu Ezequiel aos cinco
anos, um rapagão bonito, com os seus olhos claros, já
inquietos, como se quisessem namorar todas as moças da
vizinhança, ou quase todas. Agora, se considerares que ele foi único, que nenhum
outro veio, certo nem incerto, morto nem vivo, um só e único,
imaginarás os cuidados que nos deu, os sonos que nos tirou,
e que sustos nos meteram as crises dos dentes e outras,
a menor febrícula, toda a existência comum das crianças.
A tudo acudíamos, segundo cumpria e urgia, cousa que não
era necessário dizer, mas há leitores tão obtusos, que nada
entendem, se lhes não relata tudo e o resto. Vamos ao resto.
(Dom Casmurro. São Paulo, Globo, 1997)
Leia o trecho de Dom Casmurro, de Machado de Assis, para
responder a questão.
Ezequiel, quando começou o capítulo anterior, não era
ainda gerado; quando acabou era cristão e católico. Este
outro é destinado a fazer chegar o meu Ezequiel aos cinco
anos, um rapagão bonito, com os seus olhos claros, já
inquietos, como se quisessem namorar todas as moças da
vizinhança, ou quase todas.
Agora, se considerares que ele foi único, que nenhum
outro veio, certo nem incerto, morto nem vivo, um só e único,
imaginarás os cuidados que nos deu, os sonos que nos tirou,
e que sustos nos meteram as crises dos dentes e outras,
a menor febrícula, toda a existência comum das crianças.
A tudo acudíamos, segundo cumpria e urgia, cousa que não
era necessário dizer, mas há leitores tão obtusos, que nada
entendem, se lhes não relata tudo e o resto. Vamos ao resto.
(Dom Casmurro. São Paulo, Globo, 1997)
A
se limita à descrição psicológica, sem mencionar qualquer traço físico do personagem.
B
anuncia um fato de ordem coletiva como se fosse uma
experiência pessoal.
C
faz comentários sobre o próprio texto e conversa diretamente com o leitor.
D
não se envolve afetivamente com a história, o que retira
o teor ficcional do relato.
E
não emite juízos de valor, como se os fatos se dessem a
conhecer sem intermediários.