Questão d8e8318b-d8
Prova:
Disciplina:
Assunto:
“No entanto, a partir do momento em que o imperador Constantino impôs o cristianismo como religião de Estado, no
século IV, a tentação de apoderar-se de todos os poderes de
uma vez revelou-se.” (2°
parágrafo)
A frase introduzida pelo conectivo “No entanto” expressa, em
relação à anterior, uma ideia de
“No entanto, a partir do momento em que o imperador Constantino impôs o cristianismo como religião de Estado, no
século IV, a tentação de apoderar-se de todos os poderes de
uma vez revelou-se.” (2°
parágrafo)
A frase introduzida pelo conectivo “No entanto” expressa, em
relação à anterior, uma ideia de
Leia o texto de Tzvetan Todorov para responder à questão.
Desde o início da história europeia, criamos o hábito de
distinguir entre poder temporal e poder espiritual. Quando
cada um deles dispõe da autonomia em seu domínio e se vê
protegido contra as intrusões do outro, fala-se de uma sociedade laica ou, como se diz também, secular.
Poderíamos crer que, na parte do mundo marcada pela
tradição cristã, essa relação em torno da questão da autonomia já estaria prontamente organizada, pois o Cristo anunciou que seu reino não era deste mundo, que a submissão
a Deus não interferia em nada na submissão a César. No
entanto, a partir do momento em que o imperador Constantino impôs o cristianismo como religião de Estado, no
século IV, a tentação de apoderar-se de todos os poderes de uma vez revelou-se. É fácil entender a razão desse
movimento. Dir-se-á que a ordem temporal reina sobre os
corpos, a ordem espiritual sobre as almas. Mas alma e corpo
não são entidades simplesmente justapostas, no interior de
cada ser eles formam inevitavelmente uma hierarquia. Para
a religião cristã, a alma deve comandar o corpo; por isso
cabe às instituições religiosas, isto é, à Igreja, não somente
dominar diretamente as almas, mas também, indiretamente,
controlar os corpos e, portanto, a ordem temporal. Por sua
vez, o poder temporal procurará defender suas prerrogativas
e exigirá a manutenção do controle sobre todos os negócios
terrestres, inclusive sobre uma instituição como a Igreja. Para
proteger sua autonomia, cada um dos dois adversários fica
então tentado a invadir o território do outro.
(O espírito das Luzes, 2006.)
Leia o texto de Tzvetan Todorov para responder à questão.
Desde o início da história europeia, criamos o hábito de
distinguir entre poder temporal e poder espiritual. Quando
cada um deles dispõe da autonomia em seu domínio e se vê
protegido contra as intrusões do outro, fala-se de uma sociedade laica ou, como se diz também, secular.
Poderíamos crer que, na parte do mundo marcada pela
tradição cristã, essa relação em torno da questão da autonomia já estaria prontamente organizada, pois o Cristo anunciou que seu reino não era deste mundo, que a submissão
a Deus não interferia em nada na submissão a César. No
entanto, a partir do momento em que o imperador Constantino impôs o cristianismo como religião de Estado, no
século IV, a tentação de apoderar-se de todos os poderes de uma vez revelou-se. É fácil entender a razão desse
movimento. Dir-se-á que a ordem temporal reina sobre os
corpos, a ordem espiritual sobre as almas. Mas alma e corpo
não são entidades simplesmente justapostas, no interior de
cada ser eles formam inevitavelmente uma hierarquia. Para
a religião cristã, a alma deve comandar o corpo; por isso
cabe às instituições religiosas, isto é, à Igreja, não somente
dominar diretamente as almas, mas também, indiretamente,
controlar os corpos e, portanto, a ordem temporal. Por sua
vez, o poder temporal procurará defender suas prerrogativas
e exigirá a manutenção do controle sobre todos os negócios
terrestres, inclusive sobre uma instituição como a Igreja. Para
proteger sua autonomia, cada um dos dois adversários fica
então tentado a invadir o território do outro.
(O espírito das Luzes, 2006.)
A
consequência.
B
oposição.
C
causa.
D
condição.
E
proporção.