Questão d8bd795a-d6
Prova:EBMSP 2018
Disciplina:Português
Assunto:Flexão verbal de número (singular, plural), Flexão verbal de pessoa (1ª, 2ª, 3ª pessoa), Morfologia - Verbos, Artigos, Substantivos, Análise sintática, Termos essenciais da oração: Sujeito e Predicado, Sintaxe, Concordância verbal, Concordância nominal, Morfologia

Sobre os recursos linguísticos que compõem o texto, está correto o que se afirma em

Questão

    A importância da educação em ética médica na formação do profissional de Medicina, no Brasil, é reconhecida há muito tempo. As transformações tecnológicas, sociais, legais, econômicas e morais ocorridas de forma acelerada, nas últimas décadas, incentivaram o surgimento de uma comunidade global mais integrada e esclarecida, com impacto no exercício das profissões de saúde. Na Medicina, novas questões éticas são constantemente incorporadas à reflexão, levando a uma contínua necessidade de renovação e atualização de seu ensino. O surgimento da bioética, em 1971, despertou a atenção para a necessidade de uma abordagem transdisciplinar e holística sobre os aspectos éticos em saúde, ampliando o escopo das disciplinas de deontologia e ética médica para a consideração de outras questões que extrapolam simples aplicações práticas de conceitos éticos no campo profissional, além de abrir pontes para a reflexão sobre o futuro da humanidade.

 DANTAS, Flávio; SOUSA, Evandro Guimarães de. Ensino da Deontologia, Ética Médica e Bioética nas Escolas Médicas Brasileiras: uma Revisão Sistemática. Disponível em: <http://www.scielo.br> . Acesso em: abr. 2018.

A
Os termos “da educação” e “de Medicina”, em “A importância da educação em ética médica na formação do profissional de Medicina, no Brasil”, são determinantes, respectivamente, dos substantivos “importância” e “profisional”.
B
O verbo incentivar, em “incentivaram o surgimento de uma comunidade global mais integrada e esclarecida”, está na terceira pessoa do plural para indeterminar o sujeito.
C
As expressões “Na Medicina”, em “Na Medicina, novas questões éticas”, e “em 1971”, em "O surgimento da bioética, em 1971, despertou a atenção", exercem a mesma função sintática, mas expressam diferentes tipos de circunstâncias.
D
Os artigos destacados em “O surgimento da bioética, em 1971, despertou a atenção para a necessidade”, produzem um efeito expressivo ao conferir clareza e coerência aos substantivos concretos que singularizam.
E
A oração “que extrapolam simples aplicações práticas”, em “ampliando o escopo das disciplinas de deontologia e ética médica para a consideração de outras questões que extrapolam simples aplicações práticas”, tem um valor explicativo.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo