Questão d207b497-88
Prova:ENEM 2011
Disciplina:Literatura
Assunto:Vanguardas Europeias, Modernismo, Escolas Literárias

Imagem 058.jpg

O pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973), um dos mais valorizados no mundo artístico, tanto em termos financeiros quanto históricos, criou a obra Guernica em protesto ao ataque aéreo à pequena cidade basca de mesmo nome. A obra, feita para integrar o Salão Internacional de Artes Plásticas de Paris, percorreu toda a Europa, chegando aos EUA e instalando-se no MoMA, de onde sairia apenas em 1981. Essa obra cubista apresenta elementos plásticos identificados pelo

A
painel ideográfico, monocromático, que enfoca várias dimensões de um evento, renunciando à realidade, colocando-se em plano frontal ao espectador.
B
horror da guerra de forma fotográfica, com o uso da perspectiva clássica, envolvendo o espectador nesse exemplo brutal de crueldade do ser humano.
C
uso das formas geométricas no mesmo plano, sem emoção e expressão, despreocupado com o volume, a perspectiva e a sensação escultórica.
D
esfacelamento dos objetos abordados na mesma narrativa, minimizando a dor humana a serviço da objetividade, observada pelo uso do claro-escuro.
E
uso de vários ícones que representam personagens fragmentados bidimensionalmente, de forma fotográ­ fica livre de sentimentalismo.

Gabarito comentado

Verônica FerreiraProfessora de Português
A questão pede que o aluno interprete o quadro e relacione com uma das alternativas. O enunciado informa que a obra cubista apresenta elementos plásticos. O quadro Guernica é um dos mais conhecidos do pintor Pablo Picasso, e retrata o momento em que a cidade é bombardeada. O quadro retrata um misto de horror e dor, marcado por rostos expressivos e contraste entre as cores branco, preto e cinza (vale lembrar que no estudo das cores, o branco representa a soma das cores, e o preto, ausência de cor, logo, o cinza é considerada a cor predominante no quadro). A lâmpada serve para apresentar o misto de corpos humanos e animais, em contrapartida à luz mostrada pelo anjo, símbolo da esperança e da paz.
Vamos verificar cada alternativa para ver qual é a correta. A letra B está incorreta porque os elementos plásticos apresentados no quadro não estão relacionados à fotografia, e nem a uma perspectiva clássica. A letra C está incorreta porque as formas geométricas não estão apresentadas no mesmo plano, ao contrário, uma das características do cubismo é apresentar uma imagem sob diferentes ângulos e planos, dando uma visão tridimensional ao espectador. A letra D está incorreta porque não há minimização da dor humana no quadro, e a linguagem empregada é subjetiva (não há objetividade presente na arte). A letra E está incorreta porque há a presença, sim, de sentimentalismo, e as formas no quadro não foram criadas com base em fotografia, além de haver tridimensionalidade na arte. A alternativa correta é a letra A, pois o quadro é monocromático (ler sobre o estudo das cores no parágrafo anterior), e apresenta várias dimensões de um mesmo acontecimento. 

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo