Questão cf722846-ed
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Sobre Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, é correto afirmar
que:
Sobre Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, é correto afirmar
que:
A
O tom de Brás Cubas, em sua gratuidade, logo postula um ambiente de aceitação
irresponsável e de ironia solta, um “és não és” de farsa metafísica. O leitor não pode levar a
sério o tom do suposto autor e logo de saída vê-se na contingência de engatilhar um sorriso
divertido ou meio forçado, conforme entram a reagir os seus nervos.
B
O estudo do desagregar-se psicológico do protagonista, a sua persistência no delírio
entrelaçada à invenção do emplasto, é extraordinária e contrastada com a agudeza
humorística. As intenções propriamente simbólicas do texto, iniciadas com as dissertações
paradoxais de Quincas Borba, são levadas avante num andamento seguro que, pela
progressão rigorosa e ágil, confirma a excepcional categoria do defunto-autor.
C
Em Brás Cubas, a música exerce uma função organizadora do enredo, analisando o
progressivo despertar de Virgília, à medida que ela volta ao piano de que se abstivera com a
viuvez. Essa música terá para ela o sentido de anular as distâncias do tempo e do espaço e
criar um mundo harmonioso.
D
O defunto-autor é, na superfície, meramente o agente através do qual a verdade é
descoberta, o estranho no mundo patriarcal, fechado, da casa-grande, e que tropeça em
seus mais terríveis segredos. Mas é mais do que isso; ele próprio nos diz, em diversos trechos,
que não está com a consciência tranquila acerca do seu papel no caso.
E
Brás Cubas, apesar da gravidade do tema e da estrutura formal, dá a impressão de um
“divertimento”, não há dúvida. E em que consiste tal divertimento? O divertimento, núcleo
do livro, é montado sobre a oposição de caracteres de Brás Cubas e Virgília.