Tendo como referência o poema Canção do exílio , escrito pela poeta Gonçalves Dias e publicado em 1846, julgue o item a seguir.
Na segunda estrofe, os pronomes possessivos “nosso”, “nossas”, “nossos” e “nossa” referem-se a elementos da pátria de onde o eu lírico está anterior.
Tendo como referência o poema Canção do exílio , escrito pela poeta Gonçalves Dias e publicado em 1846, julgue o item a seguir.
Na segunda estrofe, os pronomes possessivos “nosso”, “nossas”, “nossos” e “nossa” referem-se a elementos da pátria de onde o eu lírico está anterior.
Canção do exílio
Minha terra tem palmeiras,Onde canta o Sabiá;As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,Mais prazer encontro eu lá;Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá;Em cismar --- sozinho, à noite ---Mais prazer encontro eu lá;Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá.
Não permitir Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá;Sem que desfrute os primores Que não encontro por cá;Sem qu'inda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabiá.
Gonçalves Dias. Canção do exílio. Internet:<dominiopublico.org.br>..
Gabarito comentado
Gabarito: C (Certo)
Tema central: A questão trata da interpretação dos pronomes possessivos na segunda estrofe de "Canção do Exílio", de Gonçalves Dias, relacionando-os ao sentimento de pertença do eu lírico à pátria brasileira.
Explicação didática: No Romantismo brasileiro, destaca-se o nacionalismo e a idealização da natureza nacional. Em "Canção do Exílio", o eu lírico, longe do Brasil, expressa saudade e exaltação à terra natal.
Na segunda estrofe do poema, observa-se:
- "Nosso céu tem mais estrelas,
- Nossas várzeas têm mais flores,
- Nossos bosques têm mais vida,
- Nossa vida mais amores."
Aqui, os pronomes possessivos ("nosso", "nossa", "nossas", "nossos") referem-se à terra natal do eu lírico – o Brasil – e não ao lugar onde ele está no momento. O uso desses pronomes constrói um vínculo emocional do poema com o país e reforça o sentimento nacionalista e nostálgico, aspectos fundamentais do Romantismo.
Justificativa da alternativa correta:
Segundo os principais manuais de literatura para concursos (como o de William Cereja), o emprego dos possessivos reforça pertencimento e saudade do Brasil. No contexto, esses pronomes não se referem ao exílio, mas sim à pátria deixada para trás.
Análise da alternativa errada:
Se fosse marcada como "Errado", cometeria-se o equívoco de ignorar a função do pronome possessivo associada ao nacionalismo do poema. Além disso, desconsidera-se o contexto claríssimo da estrofe, em que o eu lírico compara a pátria com o exílio, valorizando sempre a terra de origem.
Dica de prova: Atenção à referência de pronomes no texto! Pergunte sempre: "A quem se refere esse pronome na situação apresentada?"
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!






