Materiais nanocristalinos têm aplicações diversas na
tecnologia, como em displays ópticos, células solares e
sensores térmicos. Um exemplo é o composto formado
a partir dos elementos 38Sr e 9F, que possui ponto de
fusão 1466oC. Assinale a alternativa que apresenta
fórmula mínima, ligação química e estado físico nas
condições ambiente para esse composto.
Gabarito comentado
Esta questão aborda conceitos relacionados às ligações químicas.
Primeiramente, para saber qual ligação ocorre entre os elementos estrôncio (Sr) e flúor (F), é necessário analisar as distribuições eletrônicas dos elementos de acordo com seus números atômicos:
38Sr – 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s2
9F – 1s2 2s2 2p5
Dessa forma, o Sr possui dois elétrons em sua última camada enquanto que o F possui sete elétrons. De acordo com a regra do octeto (última camada deve ter 8 elétrons para que o elemento atinja a estabilidade), o Sr precisa perder dois elétrons para se tornar estável, enquanto que o flúor precisa receber um. Assim, o Sr tende a formar o cátion Sr2+ e o F a formar o ânion F-.
Quando há a transferência de elétrons entre os átomos ocorre a ligação iônica, devido à força de atração entre os cátions e ânions. Para que haja um balanceamento de cargas são necessários dois átomos de F para que o Sr possa doar dois elétrons, um para cada F. Logo, a fórmula do composto formado é SrF2. Uma característica dos compostos iônicos é se apresentarem como sólidos nas condições ambiente (25 °C). O ponto de fusão do composto (1466 oC) confirma que ele é sólido a 25 °C, uma vez que só passa do estado sólido para o líquido na temperatura de 1466 °C.
Portanto, o composto apresenta fórmula mínima SrF2, ligação química iônica e estado físico sólido nas condições ambiente.
Gabarito da Professora: Letra E.