Questão c1fa975e-c2
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Leia atentamente o poema a seguir, de Paulo Leminski,
e assinale A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.
“não creio
que fosse maior
a dor de dante
que a dor
que este dente
e agora em diante
sente
não creio
que joyce
visse mais numa palavra
mais do que fosse
que nesta pasárgada
ora foi-se
tampouco creio
quemallarmé
visse mais
que esse olho
nesse espelho
agora
nunca
me vê.”
Leia atentamente o poema a seguir, de Paulo Leminski,
e assinale A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.
“não creio
que fosse maior
a dor de dante
que a dor
que este dente
e agora em diante
sente
que fosse maior
a dor de dante
que a dor
que este dente
e agora em diante
sente
não creio
que joyce
visse mais numa palavra
mais do que fosse
que nesta pasárgada
ora foi-se
visse mais numa palavra
mais do que fosse
que nesta pasárgada
ora foi-se
tampouco creio
quemallarmé
visse mais
que esse olho
nesse espelho
agora
nunca
me vê.”
quemallarmé
visse mais
que esse olho
nesse espelho
agora
nunca
me vê.”
A
A presença da intertextualidade no poema aponta
a possibilidade de sua leitura como representante
da poesia clássica;
B
Esse poema, da década de 80, é um legítimo
representante da poesia concreta, à qual Leminski
esteve vinculado a partir de seu livro Catatau;
C
A repetição dos fonemas /d/ e /n/ na primeira
estrofe são recursos utilizados pelo poeta para dar
ritmo ao poema;
D
Ao fazer referência a Dante, poeta italiano do século
XIII, autor de A Divina Comédia, Leminski utiliza o
humor, como forma de resgate da obra desse poeta;
E
Leminski foi um grande representante do haicai,
forma poética de origem japonesa, que no Brasil
teve vários adeptos. Esse poema é um exemplo de
haicai na obra leminskiana.