Questão bfd9a291-d8
Prova:EINSTEIN 2019
Disciplina:Geografia
Assunto:Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções no meio urbano

Ao traçarem as origens do conceito de desenvolvimento sustentável, vários autores enfatizam sua utilização, a partir de meados da década de 1980, associando-o a uma mudança de enfoque na definição da problemática ambiental, de visões eminentemente preservacionistas dos anos de 1960 e 1970 para uma visão que relaciona o crescimento econômico à preocupação ambiental.

(Heloísa S. M. Costa. “Meio ambiente e desenvolvimento, um convite à leitura”. In: Cássio Eduardo V. Hissa (org.). Saberes ambientais, 2018.)

Coerente ao novo enfoque sobre a problemática ambiental, o desenvolvimento sustentável

A
dialoga com a transgenia dos recursos naturais, que vislumbra a possibilidade de preservação ambiental no desenvolvimento tecnológico.
B
nega a possibilidade de a relação sociedade-natureza inaugurar novas formas de apropriação do meio ambiente, ampliando a reprodução do capital.
C
legitima o desenvolvimento capitalista pautado na rápida e constante transformação de matérias-primas, aumentando a produtividade.
D
destaca a preservação de ecossistemas diante do caráter predatório do sistema capitalista, de modo a salvaguardar a fauna e a flora integralmente.
E
responde ao interesse de se manter a produção, a circulação e o consumo de bens sem comprometer os recursos para futuras gerações.

Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
Questões sobre impactos ambientais demandam conhecimentos amplos sobre diversas áreas da Geografia e ciências associadas além da capacidade de relacionar tudo ao tema proposto. Sobre a sustentabilidade buscamos a alternativa correta.

A) Opção que foge do tema proposto ao misturar conceitos de forma desconexa. Nenhum dos aspectos citados está relacionado a sustentabilidade.

B) É justamente o contrário disso que caracteriza o desenvolvimento sustentável. Sociedade e natureza buscando novos métodos de produção sem exaurir recursos naturais.

C) O conceito de desenvolvimento sustentável não critica nem elogia diretamente as práticas capitalistas concentrando-se no uso racional dos recursos disponíveis.
D) Esta é a definição de preservacionismo, onde a preservação ambiental é o foco principal da proposta. 

E) Uma das definições mais comuns para a sustentabilidade é a de garantir que a geração presente satisfaça suas necessidades sem impedir a satisfação das necessidades das gerações futuras. Trata-se de um conceito produzido para adequar as práticas econômicas atuais a necessidade de não destruir as fontes de recursos utilizadas atualmente.



GABARITO DO PROFESSOR: E


Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo