No infográfico, a interferência antrópica nos elementos da natureza é marcada pela
No infográfico, a interferência antrópica nos elementos da natureza é marcada pela
No infográfico, a interferência antrópica nos elementos da natureza é marcada pela
“O sistema clima urbano – SCU visa compreender a organização climática peculiar da cidade e, como tal, é centrado essencialmente na atmosfera que, assim, é encarada como operador. Toda a ação ecológica natural e as associações aos fenômenos da urbanização constituem o conjunto complexo sobre o qual o operador age.”
Monteiro. C. A.F. Teoria e clima urbano.
Mendonça, F.; Monteiro, C. A. F. Clima Urbano. São Paulo.
Contexto. 2009.p.21.
As cidades têm sido cada vez mais um lugar onde a interação entre a sociedade e a natureza têm suscitado diversos tipos de conflito, com repercussões que levam à degradação ambiental de forma espacial e temporal.
Considerando a questão climática e a degradação ambiental nas áreas urbanas, é correto afirmar que
Eventos climáticos extremos marcaram este ano com vários exemplos no mundo, atingindo populações inteiras, tanto em ambientes rurais como urbanos. Dentre esses eventos, pode-se destacar as inundações na Alemanha no mês de julho, com regiões acometidas por fortes chuvas.
Área urbana de Schuld, Oeste da Alemanha, antes (à esquerda) e depois (à direita) da inundação de julho/2021. Disponível em https://www.dw.com/.
Um dos motivos que podem ser relacionados ao evento de
inundação da área destacada é:
A extensão do assentamento urbano que não respeitou os limites do canal fluvial, acabando por aterrá-lo, o que levou à inundação diante de um evento climático extremo, já que os rios não podem ser encobertos.
No Brasil, os “lixões” e os aterros sanitários são os locais de destinação do lixo doméstico mais utilizados.
Nos aterros sanitários, os resíduos domésticos são
Examine o infográfico.
(Claudio Jacinto. https://ipoema.org.br. Adaptado.)
O infográfico apresenta orientações para a concepção de
TEXTO I
Rio Tietê. São Paulo (SP). Foto: Delfim Martins/Pulsar.
TEXTO II
O Rio Tietê está morto. Ao menos uma parte dele: 137 quilômetros, para ser mais preciso. Uma pesquisa da Fundação SOS Mata Atlântica mostra que, em 2016, o trecho do rio com qualidade de água classificada como ruim ou péssima começa em Itaquaquecetuba, passa por toda a Região Metropolitana de São Paulo e chega até Cabreúva, já no interior de São Paulo. Nesse trecho, a água não tem oxigênio suficiente para abrigar vida.
Disponível em http//época.globo.com. Acesso em: 7 dez 2017 (adaptado).
Considerando a análise dos textos, a condição atual
desse rio tem como origem a
“A responsabilidade não é apenas do clima adverso. As inundações que se registram, ciclicamente, no Vale do Itajaí, têm seus efeitos devastadores potencializados pela imprevidência e omissão dos poderes públicos. A própria sociedade tem sua parcela de culpa,...”
Nesse sentido, a cobertura florestal tem um papel importante nas encostas e ele é cumprido por meio dos atributos abaixo, exceto:
No Brasil, várias cidades registram ocupação irregular de encostas em áreas sujeitas a deslizamentos de terra (também chamados de escorregamentos). O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) trabalha no levantamento, mapeamento, recuperação e estabilização dessas áreas de risco. Um exemplo deste trabalho foram aqueles executados desde a década de 1970 referentes aos deslizamentos dos morros de Santos e São Vicente‐SP, cuja região é acometida há tempos por esses problemas, inclusive com a ocorrência de vítimas fatais. Para investigar os deslizamentos de terra nas áreas serranas tropicais brasileiras, o Instituto realizou levantamentos topográficos, geológicos e geomorfológicos, estudando também a distribuição dos tipos de vegetação existentes e as categorias de ocupação urbana dos morros.
Representação de deslizamento de terra (escorregamento)
na região de Santos e São Vicente
Baseando‐se nas informações do texto e na figura, é correto
afirmar que
(http://efeito-colateral.blogspot.com/2007_03_01_archive.html. Acesso: 11/04/2010.)
A realidade retratada na figura indica a necessidade de se discutir uma solução para o
problema
(http://efeito-colateral.blogspot.com/2007_03_01_archive.html. Acesso: 11/04/2010.)
A figura expressa uma realidade socioespacial de segregação
A viabilidade do projeto descrito tem como pressuposto a seguinte iniciativa de caráter ambiental:
Criado em 2010, o projeto Eco Fun busca promover um processo eficiente, viável e inovador para reciclagem de tubos usados de pasta de dente. As embalagens vazias feitas de plástico e alumínio são utilizadas na confecção de tábuas “sustentáveis” que podem ter várias aplicações ecologicamente corretas, desde a construção de paredes, bancos e até brinquedos para praças, além de possibilitar o trabalho em educação ambiental com crianças.
Disponível em: www.construirsustentavel.com.br. Acesso em: 15 ago. 2015 (adaptado).