Questão b03c5fe5-0e
Prova:URCA 2012
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos

Considere o texto a seguir e assinale a alternativa INCORRETA:


Jaime Bunda comia cada vez mais lentamente, para não perder palavra daquela conversa subversiva. Assuntos que interessavam ao mais alto ponto a segurança nacional eram ali contados sem rebuço, em voz tão alta que se podia ouvir na rua. E metendo altas tecnologias, como essa de discos voadores caçarem pacaças. Este Kiko era mesmo suspeito, pena que fosse o único restaurante que servia aqueles pitéus, senão passava­lhe já as algemas. Bem, era maneira de dizer, pois não tinha arma nem algemas. Bunda se definia como um detetive cerebral, diferente dos que prendem e arrebentam. Tinha de contar todos os detalhes desta conversa ao chefe Chiquinho, ele lá saberia o que fazer. E vigiar de mais perto os dois escribas, cúmplices descarados do dono do restaurante. (PEPETELA, 2003)

A
Jaime Bunda é a inversão satírica das qualidades de James Bond.
B
A obra, pontuada de longas passagens que exploram “jornalisticamente” os costumes e o modo de vida atual dos luandenses, pretende ser o primeiro romance policial angolano.
C
A fidelidade de Bunda à ordem estabelecida é uma marca residual da militância de Pepetela na revolução e no Governo do MPLA.
D
O trecho demonstra a habilidade com que Pepetela faz alternar­se o foco narrativo, que vai, sem mediação, do narrador aos personagens ou segue o caminho inverso.
E
Os argumentos de Jaime Bunda podem ser considerados, frequentemente, como evidência de sua ingenuidade, como na passagem em que vislumbra a oportunidade de, levantando suspeitas sobre o dono do bar, poder passar a frequentá­lo diariamente.

Gabarito comentado

Verônica FerreiraProfessora de Português
O comportamento de Jaime Bunda é uma crítica ao governo angolano, ao comportamento social de Angola. 

A alternativa que responde a questão é a letra C.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo