Com base na leitura de Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis, e no conto “Os
mortos não têm desejos (Roteiro de uma vida inútil), in O conto da mulher brasileira, Edla van
Steen (organizadora); analise as proposições, e coloque (1) para as que caracterizam a obra
de Machado de Assis, (2) para o conto Os mortos não têm desejos (Roteiro de uma vida inútil)
de Edla van Steen e (3) para as que forem comuns à obra e ao conto.
( ) A narrativa é relatada em primeira pessoa, ou seja, há um narrador que também é
protagonista da história, pois está contando a própria história como cadáver. Assim os
fatos e as personagens são apresentados a partir de uma visão pessoal e subjetiva.
( ) A narrativa é sempre interrompida por histórias paralelas, anotações metalinguísticas,
intertextualidades, em especial análises filosóficas dos sujeitos e da sociedade à época,
o que, de certa forma, fragmenta o enredo e pode confundir o leitor.
( ) Os personagens da narrativa são basicamente representantes da elite brasileira do
século XIX. Porém, há também personagens com menor expressão social,
pertencentes à escravidão ou que não pertencem à elite, mas que têm papéis
relevantes nas relações sociais entre as classes.
( ) A narrativa está pontuada por características do discurso pós-moderno, como a
utilização de técnicas cinematográficas, o flashback, os cortes, a sucessão de
sequências das ações, como se fossem quadros.
( ) A leitura da narrativa leva o leitor a inferir a valorização do monólogo interior, do fluxo
de consciência do personagem-narrador.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
Com base na leitura de Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis, e no conto “Os mortos não têm desejos (Roteiro de uma vida inútil), in O conto da mulher brasileira, Edla van Steen (organizadora); analise as proposições, e coloque (1) para as que caracterizam a obra de Machado de Assis, (2) para o conto Os mortos não têm desejos (Roteiro de uma vida inútil) de Edla van Steen e (3) para as que forem comuns à obra e ao conto.
( ) A narrativa é relatada em primeira pessoa, ou seja, há um narrador que também é protagonista da história, pois está contando a própria história como cadáver. Assim os fatos e as personagens são apresentados a partir de uma visão pessoal e subjetiva.
( ) A narrativa é sempre interrompida por histórias paralelas, anotações metalinguísticas, intertextualidades, em especial análises filosóficas dos sujeitos e da sociedade à época, o que, de certa forma, fragmenta o enredo e pode confundir o leitor.
( ) Os personagens da narrativa são basicamente representantes da elite brasileira do século XIX. Porém, há também personagens com menor expressão social, pertencentes à escravidão ou que não pertencem à elite, mas que têm papéis relevantes nas relações sociais entre as classes.
( ) A narrativa está pontuada por características do discurso pós-moderno, como a utilização de técnicas cinematográficas, o flashback, os cortes, a sucessão de sequências das ações, como se fossem quadros.
( ) A leitura da narrativa leva o leitor a inferir a valorização do monólogo interior, do fluxo de consciência do personagem-narrador.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.