Questão a73964f3-70
Prova:
Disciplina:
Assunto:
O Quinhentismo marca a introdução da cultura europeia no Brasil. Nesse período, podemos
encontrar uma série de textos sobre a visão dos colonizadores a respeito dos índios. Com base na
leitura dos Textos 5, 6, 7 e 8, e reconhecendo o contexto histórico-social e as características do
Quinhentismo no Brasil, assinale a alternativa CORRETA.
O Quinhentismo marca a introdução da cultura europeia no Brasil. Nesse período, podemos
encontrar uma série de textos sobre a visão dos colonizadores a respeito dos índios. Com base na
leitura dos Textos 5, 6, 7 e 8, e reconhecendo o contexto histórico-social e as características do
Quinhentismo no Brasil, assinale a alternativa CORRETA.
Os Textos 5, 6, 7 e 8 servem de base para a questão.
Texto 5
"A feição deles é parda, algo avermelhada; de bons rostos e bons narizes. Em geral são bem-feitos.
Andam nus, sem cobertura alguma. Não fazem o menor caso de cobrir ou mostrar suas vergonhas, e
nisso são tão inocentes como quando mostram o rosto. [...] Os cabelos deles são corredios. E
andavam tosquiados, de tosquia alta, mais que verdadeiramente de leve, de boa grandeza, e,
todavia, raspado por cima das orelhas. [....] E estavam já mais mansos e seguros entre nós do que
nós estávamos entre eles. [...] Parece-me gente de tal inocência que, se nós entendêssemos a sua
fala e eles a nossa, seriam logo cristãos, visto que não têm nem entendem crença alguma, segundo
as aparências. [...] Ora veja, Vossa Alteza, quem em tal inocência vive, se se converterá, ou não, se
lhe ensinarem o que pertence à sua salvação".
CAMINHA, Pero Vaz de. "A carta". In: CASTRO, Silvio. A Carta de Pero Vaz de Caminha. Porto Alegre; L&PM, 2015. Excertos.
Texto 6
DOS TUPINIQUINS "Do seu nome direi que são tupiniquins; da sua cor, que são pardos à maneira dos mouros; de seus
braços, que são rijos, de modo que um deles pode carregar com folga três dos nossos; dos seus
pelos nada conto porque não os têm, e dos seus cabelos direi que os cortam em forma de meia
esfera, sendo muito parecidos com os frades".
TORERO, José Roberto. Terra Papagalli. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011. Excertos.
Texto 7
Disponível em: https://2.bp.blogspot.com/-
EUs2MX0aQ7o/WfuocMugdvI/AAAAAAAAFHw/EEeTeFt3eRUA6uFD0ea11
7gYRfyw0440ACLcBGAs/s640/3%2B-%2BDescobrimento%2B-
%2BTerras.jpg Acesso em: 06/09/2020
Texto 8
"Índios e soldados da província de Curitiba escoltando
prisioneiros nativos", tela de Jean-Baptiste Debret.
Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/povosindigenas-trabalho-brasil-colonial/
Acesso em: 06/09/2020.
Os Textos 5, 6, 7 e 8 servem de base para a questão.
Texto 5
"A feição deles é parda, algo avermelhada; de bons rostos e bons narizes. Em geral são bem-feitos.
Andam nus, sem cobertura alguma. Não fazem o menor caso de cobrir ou mostrar suas vergonhas, e
nisso são tão inocentes como quando mostram o rosto. [...] Os cabelos deles são corredios. E
andavam tosquiados, de tosquia alta, mais que verdadeiramente de leve, de boa grandeza, e,
todavia, raspado por cima das orelhas. [....] E estavam já mais mansos e seguros entre nós do que
nós estávamos entre eles. [...] Parece-me gente de tal inocência que, se nós entendêssemos a sua
fala e eles a nossa, seriam logo cristãos, visto que não têm nem entendem crença alguma, segundo
as aparências. [...] Ora veja, Vossa Alteza, quem em tal inocência vive, se se converterá, ou não, se
lhe ensinarem o que pertence à sua salvação".
CAMINHA, Pero Vaz de. "A carta". In: CASTRO, Silvio. A Carta de Pero Vaz de Caminha. Porto Alegre; L&PM, 2015. Excertos.
Texto 6
DOS TUPINIQUINS
"Do seu nome direi que são tupiniquins; da sua cor, que são pardos à maneira dos mouros; de seus
braços, que são rijos, de modo que um deles pode carregar com folga três dos nossos; dos seus
pelos nada conto porque não os têm, e dos seus cabelos direi que os cortam em forma de meia
esfera, sendo muito parecidos com os frades".
TORERO, José Roberto. Terra Papagalli. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011. Excertos.
Texto 7
Disponível em: https://2.bp.blogspot.com/-
EUs2MX0aQ7o/WfuocMugdvI/AAAAAAAAFHw/EEeTeFt3eRUA6uFD0ea11
7gYRfyw0440ACLcBGAs/s640/3%2B-%2BDescobrimento%2B-
%2BTerras.jpg Acesso em: 06/09/2020
Texto 8
"Índios e soldados da província de Curitiba escoltando
prisioneiros nativos", tela de Jean-Baptiste Debret.
Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/povosindigenas-trabalho-brasil-colonial/
Acesso em: 06/09/2020.
A
No Brasil, o Quinhentismo é o período marcado pelos primeiros registros escritos, com foco na
documentação do processo colonizador. Nesse período, a literatura produzida revela
complexidade estético-literária, com textos rebuscados e de grande valor artístico-literário, como
podemos notar no Texto 5.
B
As primeiras manifestações literárias do Quinhentismo brasileiro podem ser divididas em dois
grupos: a literatura informativa e a literatura de catequese. O Texto 5 é exemplo da literatura
informativa e apresenta a visão do europeu colonizador sobre o nativo.
C
No Quinhentismo brasileiro, as manifestações literárias são informações que viajantes e
missionários europeus registraram sobre os índios, os negros e a natureza. O Texto 5, como
exemplo de literatura informativa, apresenta a visão do colonizador sobre a impossibilidade de
converter o índio ao cristianismo.
D
Os Textos 5 e 6 revelam uma visão realista do europeu sobre os nativos e destacam a
valorização das crenças e da cultura dos índios na consolidação da identidade nacional brasileira.
E
O cartum (Texto 7) e a tela de Debret (Texto 8) dialogam na representação dos índios, em
conformidade com as visões apresentadas nos Textos 5 e 6, com destaque para a valorização da
cultura dos nativos.