A análise do mapa permite concluir que

Gabarito comentado

A alternativa (A) está correta. Observando o mapa e a legenda, é possível concluir que os Estados do Pará, Mato Grosso e Rondônia têm a maior parte dos bovinos da região amazônica. Esses Estados são os que apresentam o maior nível de desmatamento da floresta amazônica e esse dado não é uma coincidência quando se verifica que eles são, também, detentores da maior parte das cabeças de gado da região.
A alternativa (B) está incorreta. O mapa não faz menção a municípios, de modo que esse não deve ser um critério para analisá-lo.
A alternativa (C) está incorreta pelo mesmo motivo: o mapa não mostra municípios delimitados; apenas os Estados e as cores que indicam a concentração de bovinos. A alternativa (C) ainda faz menção à principal atividade dos municípios. Mesmo sabendo que há criação de gados em determinado município, não é possível inferir de um mapa como o do enunciado que essa é a principal atividade econômica.
A alternativa (D) está incorreta. Ao observar o mapa, verifica-se que os estados da Amazônia, Acre, Amapá e Roraima quase não praticam a atividade de criação de bovinos.
A alternativa (E) está incorreta, pois as áreas mais propícias para a criação de bovinos são as desmatadas. Isso explica o fato de os três estados que mais tem criação de bovinos serem os mais desmatados no bioma amazônico.