Questão 984c6891-d5
Prova:
Disciplina:
Assunto:
O trecho de Machado, um dos maiores representantes
da literatura brasileira, revela certa intertextualidade
com a literatura do período:
O trecho de Machado, um dos maiores representantes
da literatura brasileira, revela certa intertextualidade
com a literatura do período:
Começo a arrepender-me deste livro. Não que ele me
canse; eu não tenho que fazer, e, realmente expedir alguns
magros capítulos para esse mundo sempre é tarefa que
distrai um pouco da eternidade. Mas o livro é enfadonho,
cheira a sepulcro, traz certa contração cadavérica; vício
grave, e aliás ínfimo, porque o maior defeito deste livro és
tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda
devagar; tu amas a narração direta e nutrida, o estilo
regular e fluente, e este livro e o meu estilo são como os
ébrios, guinam à direita e à esquerda, andam e param,
resmungam, urram, gargalham, ameaçam o céu,
escorregam e caem... E caem! – Folhas misérrimas do meu
cipestre, heis de cair, como quaisquer outras belas e
vistosas; e, se eu tivesse olhos, dar-vos-ia uma lágrima de
saudade. Esta é a grande vantagem da morte, que, se não
deixa boca para rir, também não deixa olhos para chorar...
(Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas.)
Começo a arrepender-me deste livro. Não que ele me
canse; eu não tenho que fazer, e, realmente expedir alguns
magros capítulos para esse mundo sempre é tarefa que
distrai um pouco da eternidade. Mas o livro é enfadonho,
cheira a sepulcro, traz certa contração cadavérica; vício
grave, e aliás ínfimo, porque o maior defeito deste livro és
tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda
devagar; tu amas a narração direta e nutrida, o estilo
regular e fluente, e este livro e o meu estilo são como os
ébrios, guinam à direita e à esquerda, andam e param,
resmungam, urram, gargalham, ameaçam o céu,
escorregam e caem... E caem! – Folhas misérrimas do meu
cipestre, heis de cair, como quaisquer outras belas e
vistosas; e, se eu tivesse olhos, dar-vos-ia uma lágrima de
saudade. Esta é a grande vantagem da morte, que, se não
deixa boca para rir, também não deixa olhos para chorar...
(Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas.)
A
Barroco, pois é evidente a ocorrência de
antíteses, um recurso de linguagem muito comum
naquele período, em que dominava o conflito
entre matéria e espírito, razão e fé, corpo e alma.
B
Romântico, período literário em que é corriqueiro
o apagamento de toda e qualquer manifestação
dos pensamentos e dos sentimentos dos
personagens.
C
conhecido como Arcadismo, uma vez que se
pode perceber a proposta de uma visão
racionalista e científica do mundo, expressa
numa linguagem clara e simples.
D
Realista, com base em que os fatos são
narrados, como se pode ver no trecho acima,
com toda a imparcialidade e objetividade sem o
concurso dos personagens.
E
do Modernismo, pois a linguagem do fragmento
em análise se alinha com a sintaxe lusíada, um
dos ideais do Modernismo brasileiro, defendido,
inclusivamente, por Mário de Andrade e Manuel
Bandeira.