Questão 969c167a-31
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Se o dançarino já preparou toda a sensação antes,
ele não está no vazio... já está acabado. Nesse momento
(vazio) é o seu corpo que está dizendo algo, não é você.
Quando o ator está nesse momento de desistir, é nesse
momento que ele deve continuar; é nesse momento que
chega algo para quem está assistindo. Não importa tanto
a coreografia e todo esse trabalho. O mais importante é
isso, o vazio, e como você continua com isso...
COLLA, A. C. Caminhante, não há caminhos, só rastros. São Paulo: Perspectiva, 2013.
O texto considera que um corpo vazio (de som,
sentimento e pensamento) pode fazer qualquer coisa.
Nessa concepção, a atuação do dançarino alcança o
ápice de
Se o dançarino já preparou toda a sensação antes, ele não está no vazio... já está acabado. Nesse momento (vazio) é o seu corpo que está dizendo algo, não é você. Quando o ator está nesse momento de desistir, é nesse momento que ele deve continuar; é nesse momento que chega algo para quem está assistindo. Não importa tanto a coreografia e todo esse trabalho. O mais importante é isso, o vazio, e como você continua com isso...
COLLA, A. C. Caminhante, não há caminhos, só rastros. São Paulo: Perspectiva, 2013.
O texto considera que um corpo vazio (de som, sentimento e pensamento) pode fazer qualquer coisa. Nessa concepção, a atuação do dançarino alcança o ápice de
A
inércia em cena.
B
transcendência de si.
C
significação do preparo.
D
ausência de comunicação.
E
consciência do movimento.
Gabarito comentado
Isabel VegaMestra em Letras na UFRJ, Coordenadora e Professora Aposentada de Português do Colégio Pedro II-RJ