Questão 953d8950-bc
Prova:ENEM 2009
Disciplina:Física
Assunto:Leis de Kepler, Gravitação Universal

Considerando o texto e as leis de Kepler, pode-se afirmar que a frase dita pelo astronauta

Imagem 032.jpg

A
se justifica porque o tamanho do telescópio determina a sua massa, enquanto seu pequeno peso decorre da falta de ação da aceleração da gravidade.
B
se justifica ao verificar que a inércia do telescópio é grande comparada à dele próprio, e que o peso do telescópio é pequeno porque a atração gravitacional criada por sua massa era pequena.
C
não se justifica, porque a avaliação da massa e do peso de objetos em órbita tem por base as leis de Kepler, que não se aplicam a satélites artificiais.
D
não se justifica, porque a força-peso é a força exercida pela gravidade terrestre, neste caso, sobre o telescópio e é a responsável por manter o próprio telescópio em órbita.
E
não se justifica, pois a ação da força-peso implica a ação de uma força de reação contrária, que não existe naquele ambiente. A massa do telescópio poderia ser avaliada simplesmente pelo seu volume.

Gabarito comentado

Felipe RosaProf. de Física da UFRJ, Doutor em Física (UFRJ), Pós-Doutor em Física (Laboratório de Los Álamos / EUA), Pós-Doutor em Física (Instituto de Ótica / França), Pós-Doutor em Física (UFRJ e UFF).

Comentário : Essa questão está um pouco confusa, e deveria ter sido anulada. Pesos grandes ou pequenos são coisas relativas. O peso de um objeto em órbita é menor do que seu peso na superfície terrestre (uma vez que a força da gravidade terrestre cai com o quadrado da distância), fazendo com que o primeiro possa ser considerado pequeno em relação ao segundo (inclusive, uma substituição dos valores apropriados mostra que para uma órbita de 560 km a variação do peso é pequena, mas não desprezível). Entretanto, as duas opções condizentes com a afirmação do astronauta (opções a e b) estão claramente incorretas, e de fato a única opção que não contém nada incoerente é a resposta do gabarito - letra d) – mas o fato de um objeto estar em órbita não tem nada a ver com a força peso exercida sobre ele seja pequena ou grande. 


Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo