Questão 8e8228a3-a7
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Os trechos abaixo demonstram formas de representar a figura feminina,
respectivamente, nas obras São Bernardo, Um terno de pássaros ao Sul e O noviço.
- “A senhora, pelo que mostra e pelas informações que peguei, é sisuda,
econômica, sabe onde tem as ventas e pode dar uma boa mãe de família".
(RAMOS, 1977. p. 81).
- “A mãe remava/ em tua devastação,// percorria os parágrafos a lápis./ O grafite
dela, fino,/ uma agulha cerzindo// a moldura marfim./ Calma e cordata,/ sentava no
meio-fio da tinta,// descansando a fogueira/ das folhas e grilos". (CARPINEJAR,
2008, p. 34-35).
- “Exultai, senhoras. Eu me deveria lembrar antes de me casar com duas mulheres,
que basta só uma para fazer o homem desgraçado". (PENA, 1987, p. 118).
As três representações apontam para perspectivas norteadas, respectivamente,
pelos seguintes aspectos:
Os trechos abaixo demonstram formas de representar a figura feminina,
respectivamente, nas obras São Bernardo, Um terno de pássaros ao Sul e O noviço.
- “A senhora, pelo que mostra e pelas informações que peguei, é sisuda, econômica, sabe onde tem as ventas e pode dar uma boa mãe de família". (RAMOS, 1977. p. 81).
- “A mãe remava/ em tua devastação,// percorria os parágrafos a lápis./ O grafite dela, fino,/ uma agulha cerzindo// a moldura marfim./ Calma e cordata,/ sentava no meio-fio da tinta,// descansando a fogueira/ das folhas e grilos". (CARPINEJAR, 2008, p. 34-35).
- “Exultai, senhoras. Eu me deveria lembrar antes de me casar com duas mulheres, que basta só uma para fazer o homem desgraçado". (PENA, 1987, p. 118).
As três representações apontam para perspectivas norteadas, respectivamente, pelos seguintes aspectos:
- “A senhora, pelo que mostra e pelas informações que peguei, é sisuda, econômica, sabe onde tem as ventas e pode dar uma boa mãe de família". (RAMOS, 1977. p. 81).
- “A mãe remava/ em tua devastação,// percorria os parágrafos a lápis./ O grafite dela, fino,/ uma agulha cerzindo// a moldura marfim./ Calma e cordata,/ sentava no meio-fio da tinta,// descansando a fogueira/ das folhas e grilos". (CARPINEJAR, 2008, p. 34-35).
- “Exultai, senhoras. Eu me deveria lembrar antes de me casar com duas mulheres, que basta só uma para fazer o homem desgraçado". (PENA, 1987, p. 118).
As três representações apontam para perspectivas norteadas, respectivamente, pelos seguintes aspectos:
A
sensualidade; sentimentalismo; e admiração.
B
desinteresse; identificação; e temor.
C
emoção; indiferença; e sentimentalismo.
D
racionalidade; sensibilidade; e desprezo.
E
idealização; objetividade; e ironia.