Questão 8c309c4f-bf
Prova:ENEM 2012
Disciplina:Física
Assunto:Leis de Kepler, Gravitação Universal

A característica que permite identificar um planeta no céu é o seu movimento relativo às estrelas fixas. Se observarmos a posição de um planeta por vários dias, verificaremos que sua posição em relação às estrelas fixas se modifica regularmente. A figura destaca o movimento de Marte observado em intervalos de 10 dias, registrado da Terra.

imagem-retificada-questao-067.jpg

Qual a causa da forma da trajetória do planeta Marte registrada na figura?

A
A maior velocidade orbital da Terra faz com que, em certas épocas, ela ultrapasse Marte.
B
A presença de outras estrelas faz com que sua trajetória seja desviada por meio da atração gravitacional.
C
A órbita de Marte, em torno do Sol, possui uma forma elíptica mais acentuada que a dos demais planetas.
D
A atração gravitacional entre a Terra e Marte faz com que este planeta apresente uma órbita irregular em torno do Sol.
E
A proximidade de Marte com Júpiter, em algumas épocas do ano, faz com que a atração gravitacional de Júpiter interfira em seu movimento.

Gabarito comentado

Felipe RosaProf. de Física da UFRJ, Doutor em Física (UFRJ), Pós-Doutor em Física (Laboratório de Los Álamos / EUA), Pós-Doutor em Física (Instituto de Ótica / França), Pós-Doutor em Física (UFRJ e UFF).
As irregularidades no movimento aparente de Marte nos céus acontecem pois tanto ele como a Terra estão em movimento relativo no referencial das estrelas fixas. Agora, para explicar porque essas irregularidades são as “voltinhas” mostradas na figura, precisamos invocar o fato que os planetas se movem com velocidades diferentes em suas elipses em torno do Sol. Assim sendo, os planetas podem se aproximar, se “ultrapassar” e se distanciar periodicamente uns dos outros, num movimento que percebemos da Terra como essas “voltinhas”.  

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo