Comparando-se a linguagem, o meio social retratado e os
temas frequentados, poucos pontos comuns há entre
Clarice Lispector e Guimarães Rosa, entre eles
Atenção: Para responder à questão,
considere o texto abaixo.
Com base numa ideia central de Lucien Goldmann, o crítico e historiador Alfredo Bosi propõe, para a moderna ficção
brasileira, enquadramentos como estes:
I. romances de tensão mínima: as personagens não
se destacam visceralmente da estrutura social e da
paisagem que as condicionam. Exemplos, as histórias populistas de Jorge Amado.
II. romances de tensão crítica: o herói opõe-se e
resiste agonicamente às pressões da natureza e da
exploração social. Exemplos, os romances de
Graciliano Ramos.
III. romances de tensão transfigurada: o herói procura
ultrapassar o conflito que o constitui existencialmente
pela transmutação mítica ou metafísica da
realidade: Exemplos, Guimarães Rosa e Clarice
Lispector.
(Apud História concisa da literatura brasileira. São Paulo:
Cultrix, 1970)
Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.
Com base numa ideia central de Lucien Goldmann, o crítico e historiador Alfredo Bosi propõe, para a moderna ficção brasileira, enquadramentos como estes:
I. romances de tensão mínima: as personagens não se destacam visceralmente da estrutura social e da paisagem que as condicionam. Exemplos, as histórias populistas de Jorge Amado.
II. romances de tensão crítica: o herói opõe-se e resiste agonicamente às pressões da natureza e da exploração social. Exemplos, os romances de Graciliano Ramos.
III. romances de tensão transfigurada: o herói procura ultrapassar o conflito que o constitui existencialmente pela transmutação mítica ou metafísica da realidade: Exemplos, Guimarães Rosa e Clarice Lispector.
(Apud História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 1970)