Atente para os seguintes segmentos do romance Dom
Casmurro:
I. “Vendeu as fazendolas e os escravos, comprou alguns
que pôs ao ganho ou alugou, uma dúzia de
prédios, certo número de apólices, e deixou-se estar
na rua de Matacavalos (...)”
II. “Tinha o dom de se fazer aceito e necessário; davase
por falta dele, como de pessoa da família. (...)
Minha mãe dava-lhe de quando em quando alguns
cobres.”
Esses segmentos retratam tipos sociais, aqui representados,
respectivamente,
Atente para os seguintes segmentos do romance Dom Casmurro:
I. “Vendeu as fazendolas e os escravos, comprou alguns que pôs ao ganho ou alugou, uma dúzia de prédios, certo número de apólices, e deixou-se estar na rua de Matacavalos (...)”
II. “Tinha o dom de se fazer aceito e necessário; davase por falta dele, como de pessoa da família. (...) Minha mãe dava-lhe de quando em quando alguns cobres.”
Esses segmentos retratam tipos sociais, aqui representados, respectivamente,
Atenção: Para responder à questão,
considere o texto abaixo.
O universo ficcional de Machado de Assis é povoado
pelos tipos sociais que se mesclavam na sociedade fluminense
do século XIX: proprietários, rentistas, comerciantes, homens
pobres mas livres e escravos. Cruzam seus interesses e medem-se
em seus poderes ou em sua falta de poder. É essa a
configuração das personagens das obras-primas Memórias
póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro. A tragédia do
negro escravizado está exposta em contos violentos, e o capricho
dos senhores proprietários dá o tom a narradores como
Brás Cubas e Bento Santiago, o Bentinho, que contam suas
histórias de modo a apresentar com ar de naturalidade a prática
das violências pessoais ou sociais mais profundas.
(TÁVOLA, Bernardim da, inédito)
Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.
O universo ficcional de Machado de Assis é povoado pelos tipos sociais que se mesclavam na sociedade fluminense do século XIX: proprietários, rentistas, comerciantes, homens pobres mas livres e escravos. Cruzam seus interesses e medem-se em seus poderes ou em sua falta de poder. É essa a configuração das personagens das obras-primas Memórias póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro. A tragédia do negro escravizado está exposta em contos violentos, e o capricho dos senhores proprietários dá o tom a narradores como Brás Cubas e Bento Santiago, o Bentinho, que contam suas histórias de modo a apresentar com ar de naturalidade a prática das violências pessoais ou sociais mais profundas.
(TÁVOLA, Bernardim da, inédito)