Questão 7f8de14f-b4
Prova:UEFS 2011
Disciplina:Química
Assunto:Petróleo, Gás Natural e Carvão, Madeira, Hulha, Biomassa, Biocombustíveis e Energia Nuclear, Energias Químicas no Cotidiano, Transformações Químicas e Energia, Termoquímica: Energia Calorífica, Calor de reação, Entalpia, Equações e Lei de Hess.

O carvão mineral é o mais abundante combustível fóssil existente na natureza. Ele é utilizado como fonte de energia desde a antiguidade e sua comercialização vem desde o Império Romano. A origem desse mineral remonta há cerca de 300 milhões de anos, no período Carbonífero, quando grande quantidade de biomassa, coberta por águas estagnadas, foi transformada em turfa, e, em seguida, em carvão. A hulha é um dos materiais carboníferos de grande importância econômica porque é uma fonte de hidrocarbonetos aromáticos, de gases combustíveis e de coque, resíduo utilizado em siderúrgicas. No Brasil, em Charqueadas, município do Rio Grande do Sul, encontra-se uma das minas de subsolo do Estado com 90% das reservas de carvão mineral do país.
A partir das informações do texto, da tabela que representa o teor de carbono de algumas espécies carboníferas e dos dados da tabela, é correto afirmar:

A
A energia liberada na combustão completa de 1,0ton de hulha é 3,2.107 kJ.
B
A transformação de biomassa, ao longo de milhões de anos, ocorreu na presença de oxigênio atmosférico.
C
O coque é um material oxidante utilizado nas siderúrgicas e a madeira é o melhor combustível dentre os materiais da tabela.
D
A quantidade de carbono existente em 1,5ton de turfa com teor de 55% de carbono é maior que a existente em 1,0ton de antracito.
E
O ciclo hexano, um hidrocarboneto aromático, e os gases combustíveis CO2(g), N2(g) e NO(g) são algumas das principais substâncias existentes nos produtos da destilação da hulha.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo