Questão 7ddbf018-bb
Prova:ENEM 2010
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos

Imagem 058.jpg

Quincas Borba situa-se entre as obras-primas do autor e da literatura brasileira. No fragmento apresentado, a peculiaridade do texto que garante a universalização de sua abordagem reside

A
no conflito entre o passado pobre e o presente rico, que simboliza o triunfo da aparência sobre a essência.
B
no sentimento de nostalgia do passado devido à substituição da mão de obra escrava pela dos imigrantes.
C
na referência a Fausto e Mefistófeles, que representam o desejo de eternização de Rubião.
D
na admiração dos metais por parte de Rubião, que metaforicamente representam a durabilidade dos bens produzidos pelo trabalho.
E
na resistência de Rubião aos criados estrangeiros, que reproduz o sentimento de xenofobia.

Gabarito comentado

Verônica FerreiraProfessora de Português
Nesta questão, o aluno deve ter consciência do que vem a ser o processo de universalização, ou seja, uma das características do movimento realista, que significa a manifestação de um tema que não está preso a uma determinada cultura e a um período de tempo. A universalização pode ocorrer em qualquer sociedade, e são temas próprios da natureza social e humana. Para descobrir este tema universal no texto, é necessário interpretá-lo. O texto descreve um fragmento da obra Quincas Borba, de Machado de Assis, em que Rubião observa a prataria, observado por um criado estrangeiro, registro de ascensão social confirmado pela declaração do amigo Palha, que demonstrou a necessidade de ter “criados brancos”. Observa-se que o ambiente em que Rubião está situado demonstra elementos pertencentes a um ambiente rico (bandeja de prata lavada, mordomos estrangeiros – um espanhol e um francês), em contraposição ao seu pajem, que não ocupa nenhum lugar na casa e foi levado a executar outros serviços. O pajem, neste fragmento, representa o passado pobre de Rubião, em declínio com o presente rico, adornado com metais nobres e com criados de outros países. A universalização, neste caso, é a ascensão econômica do personagem, em contraposição a um passado pobre, tema universal, presente na literatura. Desta forma, a alternativa correta é a letra A. O “pulo do gato” nesta questão é o aluno saber previamente o significado do termo “universalização”, e perceber de que maneira este termo se torna presente no fragmento. 

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo