Questão 77327247-df
Prova:UEPB 2009
Disciplina:Física
Assunto:Resistores e Potência Elétrica, Eletricidade

Acerca do assunto tratado no texto IV, em relação ao consumo de energia elétrica da residência, resolva a seguinte situação-problema:

A figura abaixo representa parte de um circuito elétrico de uma residência, com alguns componentes eletrodomésticos identificados com suas respectivas potências (tabela ao lado). A instalação elétrica desta residência está ligada a uma rede monofásica de 220V e protegida por um disjuntor ou fusível F.






Considerando que todos os equipamentos estejam ligados ao mesmo tempo, o consumo de energia elétrica da residência, em kWh, durante 120 minutos, é:

Texto IV




O sistema de distribuição da eletricidade nas residências se dá através de três sistemas: monofásico (uma fase e um neutro), bifásico (duas fases A e B, por exemplo, e um neutro) e o trifásico (três fases A, B e C, por exemplo, e um neutro). Nas grandes cidades, o sistema de distribuição da eletricidade na maioria das residências costuma ser bifásico, que se dá da seguinte maneira: A partir do poste da rua, chegam à casa do consumidor três fios; após passarem pelo “relógio da luz”, o medidor da energia elétrica, esses fios são distribuídos pela casa (figura ao lado). Para não haver sobrecarga, costuma-se fazer uma separação, criando-se duas redes. Assim, os equipamentos existentes nas residências são projetados para serem ligados entre uma fase e o neutro (por exemplo, uma lâmpada) e/ou entre duas fases (por exemplo, um chuveiro). Em alguns locais estratégicos da casa costumam ser colocadas “caixas de luz” que, além de racionalizar e sistematizar as ligações feitas, permitem a colocação de fusíveis ou disjuntores, que interrompem a passagem da corrente elétrica quando esta se torna excessiva. (Adaptado de JUNIOR, F.R. Os Fundamentos da Física. 8. ed. vol. 2. São Paulo: Moderna, 2003, p. 146)

A
4,56
B
3,52
C
6,32
D
2,84
E
5,34

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo