Questão 73f9ec01-4c
Prova:PUC - Campinas 2015
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Parênteses, Uso das aspas, Pontuação, Morfologia - Pronomes

Toda criança ouve essa pergunta dezenas de vezes. Quase sempre há uma resposta, dada por ela mesma (bombeiro! piloto de fórmula 1! mágico! cantor!) ou pelos zelosos paizinhos (médico! engenheiro! advogado!). Ao que parece ninguém dá muita importância ao que se designa por “vocação”, do latim vocare, isto é, chamar: somos levados a exercer uma profissão para a qual fomos chamados. Vinda de fora ou de dentro de nós, essa “voz” nos leva a ser professores, músicos, atores, malabaristas – e até médicos e engenheiros, por que não?

No fragmento acima,


A
a coesão estabelecida na frase inicial por meio da palavra essa exemplifica o uso do pronome que remete a elemento do texto citado posteriormente.
B
os parênteses, nas duas ocorrências, acolhem respostas que merecem, todas, a estima do autor, quer pela espontaneidade com que são ditas, quer por sua concordância com o pensamento dele, como o denotam os sinais de exclamação.
C
o emprego das expressões Quase sempre e Ao que parece denota que as ideias a que se associam representam pensamentos usuais, que não são partilhados pelo autor.
D
a indagação por que não? é motivada pela expectativa de recusa às citadas profissões, expectativa criada anteriormente no texto, em especial pelo emprego da expressão zelosos paizinhos.
E
o emprego das aspas em “vocação” e o uso do tipo gráfico diferente na palavra vocare sinalizam, respectivamente, o sentido da palavra em português e o seu sentido em latim.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo