Questão 6fee1251-d8
Prova:UEPA 2011
Disciplina:Literatura
Assunto:Realismo, Escolas Literárias

Combinando lenda e humor, O Coronel e o lobisomem, escrito por José Cândido de Carvalho, em 1964, é uma obra que evidencia a permanência e a transformação do regionalismo na Literatura Brasileira, pois:

A
A partir da Semana de 22, que enfatizou as produções europeias, a diversidade linguística e cultural e a cor local perderam lugar na literatura.
B
Desde o Romantismo – observado em autores como Gonçalves Dias e sua Canção do Exílio – não se observava menção ao nacionalismo, às lendas e histórias genuinamente brasileiras.
C
Apesar de tratar das dificuldades da vida do homem do campo, faz um contraponto desse estilo de vida com o do homem urbano, personificado na figura do lobisomem-advogado.
D
Em linguagem clássica, sem deixar de ser moderna e enfatizando os aspectos regionais da língua, consegue captar as angústias e os anseios de um personagem de mente rústica e atitudes nobres e gentis, em meio a um enredo que mistura lendas e personagens do imaginário popular.
E
Traz como personagem principal o coronel Ponciano, personagem-tipo, caricatura que, ao mesmo tempo em que apresenta o homem do campo, expõe uma visão ridícula desse homem interiorano.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo