Questão 6f77c2cd-b6
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Uma característica da literatura realista presente no conto é
Uma característica da literatura realista presente no conto é
Leia o final do conto A causa secreta, de Machado de Assis, para
responder à questão. Fortunato saiu, foi deitar-se no sofá da saleta contígua, e
adormeceu logo. Vinte minutos depois acordou, quis dormir
outra vez, cochilou alguns minutos, até que se levantou e voltou à
sala. Caminhava nas pontas dos pés para não acordar a parenta,
que dormia perto. Chegando à porta, estacou assombrado.
Garcia tinha-se chegado ao cadáver, levantara o lenço e
contemplara por alguns instantes as feições defuntas. Depois,
como se a morte espiritualizasse tudo, inclinou-se e beijou-a na
testa. Foi nesse momento que Fortunato chegou à porta. Estacou assombrado; não podia ser o beijo da amizade, podia ser o
epílogo de um livro adúltero. Não tinha ciúmes, note-se; a natureza compô-lo de maneira que lhe não deu ciúmes nem inveja,
mas dera-lhe vaidade, que não é menos cativa ao ressentimento.
Olhou assombrado, mordendo os beiços.
Entretanto, Garcia inclinou-se ainda para beijar outra vez o
cadáver; mas então não pôde mais. O beijo rebentou em soluços,
e os olhos não puderam conter as lágrimas, que vieram em borbotões, lágrimas de amor calado, e irremediável desespero. Fortunato, à porta, onde ficara, saboreou tranquilo essa explosão
de dor moral que foi longa, muito longa, deliciosamente longa.
(Contos escolhidos, 1994.)
Leia o final do conto A causa secreta, de Machado de Assis, para
responder à questão.
Fortunato saiu, foi deitar-se no sofá da saleta contígua, e
adormeceu logo. Vinte minutos depois acordou, quis dormir
outra vez, cochilou alguns minutos, até que se levantou e voltou à
sala. Caminhava nas pontas dos pés para não acordar a parenta,
que dormia perto. Chegando à porta, estacou assombrado.
Garcia tinha-se chegado ao cadáver, levantara o lenço e
contemplara por alguns instantes as feições defuntas. Depois,
como se a morte espiritualizasse tudo, inclinou-se e beijou-a na
testa. Foi nesse momento que Fortunato chegou à porta. Estacou assombrado; não podia ser o beijo da amizade, podia ser o
epílogo de um livro adúltero. Não tinha ciúmes, note-se; a natureza compô-lo de maneira que lhe não deu ciúmes nem inveja,
mas dera-lhe vaidade, que não é menos cativa ao ressentimento.
Olhou assombrado, mordendo os beiços.
Entretanto, Garcia inclinou-se ainda para beijar outra vez o
cadáver; mas então não pôde mais. O beijo rebentou em soluços,
e os olhos não puderam conter as lágrimas, que vieram em borbotões, lágrimas de amor calado, e irremediável desespero. Fortunato, à porta, onde ficara, saboreou tranquilo essa explosão
de dor moral que foi longa, muito longa, deliciosamente longa.
(Contos escolhidos, 1994.)
A
a busca por sentimentos humanos mais elevados e sublimes.
B
a contenção dos sentimentos diante de situações contraditórias.
C
a indiferença do homem frente ao destino e aos seus sentimentos.
D
a abordagem menos idealizada da realidade e da condição
humana.
E
a construção de um ideal de vida mais romântico e sentimental.