Questão 6e2961fa-06
Prova:UniCEUB 2014
Disciplina:Português
Assunto:Morfologia - Verbos, Sintaxe, Morfologia, Morfologia - Pronomes

Ainda em relação ao texto, assinale a alternativa incorreta.

TEXTO IV


Aí pelas três da tarde


Nesta sala atulhada de mesas, máquinas e papéis, onde invejáveis escreventes dividiram entre si o bom senso do mundo, aplicando-se em ideias claras apesar do ruído e do mormaço, seguros ao se pronunciarem sobre problemas que afligem o homem moderno (espécie da qual você, milenarmente cansado, talvez se sinta um tanto excluído), largue tudo de repente sob os olhares a sua volta, componha uma cara de louco quieto e perigoso, faça os gestos mais calmos quanto os tais escribas mais severos, dê um largo “ciao” ao trabalho do dia, assim como quem se despede da vida, e surpreenda pouco mais tarde, com sua presença em hora tão insólita, os que estiverem em casa ocupados na limpeza dos armários, que você não sabia antes como era conduzida. Convém não responder aos olhares interrogativos, deixando crescer, por instantes, a intensa expectativa que se instala. Mas não exagere na medida e suba sem demora ao quarto, libertando aí os pés das meias e dos sapatos, tirando a roupa do corpo como se retirasse a importância das coisas, pondo-se enfim em vestes mínimas, quem sabe até em pelo, mas sem ferir o decoro (o seu decoro, está claro), e aceitando ao mesmo tempo, como boa verdade provisória, toda mudança de comportamento. Feito um banhista incerto, assome em seguida no trampolim do patamar e avance dois passos como se fosse beirar um salto, silenciando de vez, embaixo, o surto abafado dos comentários. Nada de grandes lances. Desça, sem pressa, degrau por degrau, sendo tolerante com o espanto (coitados!) dos pobres familiares, que cobrem a boca com a mão enquanto se comprimem ao pé da escada. Passe por eles calado, circule pela casa toda como se andasse numa praia deserta (mas sempre com a mesma cara de louco ainda não precipitado) e se achegue depois, com cuidado e ternura, junto à rede languidamente envergada entre plantas lá no terraço. Largue-se nela como quem se larga na vida, e vá ao fundo nesse mergulho: cerre as abas da rede sobre os olhos e, com um impulso do pé (já não importa em que apoio), goze a fantasia de se sentir embalado pelo mundo.

Raduan Nassar

Texto extraído do livro “ Menina a caminho”, Companhia das Letras - São Paulo, 1997, pág. 71.

A
Em “largue tudo de repente” e “avance dois passos como se fosse beirar um salto”, os verbos em destaque estão conjugados no modo imperativo afirmativo.
B
Em “sendo tolerante com o espanto (coitados!) dos pobres familiares, que cobrem a boca com a mão enquanto se comprimem ao pé da escada.”, a palavra “que” em destaque exerce a função de pronome relativo.
C
Em “libertando aí os pés das meias e dos sapatos”, as palavras em destaque classificam-se, respectivamente, como artigo, preposição e substantivo.
D
Em “Convém não responder aos olhares interrogativos”, a expressão em destaque exerce a função sintática de predicativo do sujeito.
E
Em “Convém não responder aos olhares interrogativos, deixando crescer, por instantes, a intensa expectativa que se instala.”, os verbos em destaque aparecem em formas nominais, ou seja, infinitivo e gerúndio, respectivamente.

Gabarito comentado

P
Pedro Henrique LimaMonitor do Qconcursos

Gabarito: D

Tema central: Esta questão exige análise morfossintática e compreensão de funções sintáticas, focando especialmente nas funções de predicativo do sujeito e complemento verbal, além de identificar formas nominais verbais e pronomes relativos.

Análise da alternativa INCORRETA:

D) Em “Convém não responder aos olhares interrogativos”, a expressão em destaque exerce a função sintática de predicativo do sujeito.

Esta alternativa está INCORRETA. Segundo a norma-padrão, o predicativo do sujeito atribui uma característica ao sujeito com auxílio, em geral, de verbos de ligação. No trecho, “aos olhares interrogativos” atua como complemento do verbo “responder”, que é transitivo indireto (quem responde, responde a alguém/alguma coisa). Assim, temos na frase:
Convém não responder aos olhares interrogativos.
Aqui, “aos olhares interrogativos” é objeto indireto, e não predicativo do sujeito. Segundo Bechara (Moderna Gramática Portuguesa), o predicativo do sujeito depende semanticamente do sujeito e nunca de um verbo transitivo.

Análise das alternativas corretas:

A) “Largue” e “avance” estão no modo imperativo afirmativo, utilizado para dar ordens, desejos ou conselhos. Exemplo: Largue isso! (imperativo afirmativo). Essa classificação está plenamente correta.

B) O “que” no trecho introduz oração relativa, caracterizando “familiares”. É, portanto, um pronome relativo conforme norma e exemplificado pelas gramáticas de Cunha & Cintra.

C) “os” (artigo), “das” (preposição) e “sapatos” (substantivo) são analisados conforme sua função morfológica. A assertiva está correta.

E) “Responder” está no infinitivo e “deixando” no gerúndio; ambos são formas nominais do verbo, confirmando a análise da alternativa.

Dica do professor: Preste sempre atenção à relação entre verbo e termo analisado: se o termo completa o sentido do verbo (especialmente transitivos), ele é complemento, nunca predicativo do sujeito. Evite confundir essas funções!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo