Questão 67f83fee-7c
Prova:ENEM 2020
Disciplina:Sociologia
Assunto:Mundo do trabalho

É certo que também o animal produz. Constrói para si um ninho, casas, como as abelhas, os castores, as formigas etc. Mas produz unicamente o que necessita imediatamente para si ou sua prole; produz unicamente por força de uma necessidade física imediata, enquanto o homem produz inclusive livre da necessidade física e só produz realmente liberado dela; o animal produz somente a si mesmo, enquanto o homem reproduz para natureza inteira.

QUINTANEIRO, T.; BARBOSA, M. L. O.; OLIVEIRA, M. G. Um toque de clássicos: Durkheim, Marx e Weber. Belo Horizonte: UFMG, 2002 (adaptado).

Na perspectiva do texto, o trabalho humano se diferencia da produção de outros animais em razão da

A
presença de atividade criativa.
B
realização de práticas imitativas.
C
busca de sobrevivência individual.
D
modificação de paisagens naturais.
E
existência de organização coletiva.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
O livro mencionado na questão aborda os três pensadores que são considerados os fundadores da sociologia enquanto ciência e são eles: Marx, Weber e Durkheim.
A ciência sociológica nos permite compreender os modelos de sociedade, como elas se organizam e quais as suas bases. O contexto histórico analisado por eles foi o da Revolução Industrial, a formação do capitalismo e o seu impacto na sociedade.
Karl Marx explica, em sua teoria, que a diferença entre os homens e os animais é a forma como se relacionam com a natureza. O animal extrai da natureza somente aquilo que precisa de forma instintiva. O homem por sua vez utiliza a natureza de forma racional e acumula o que não é necessário para a sua sobrevivência, além disso, através do trabalho domina a natureza. 
Durkheim acredita que o homem que vive em sociedade precisa buscar o bem comum através dos seus preceitos morais e regras que, por sua vez, o diferem do animal propriamente dito. 
Max Weber elaborou a sua teoria relacionando a ética apresentada pela reforma protestante. Sendo assim, o trabalho que auxiliava o desenvolvimento do capitalismo demonstrava diretamente que a produção bem sucedida era aprovação e sinal da escolha do homem por Deus .
Esta é uma questão diretamente ligada ao estudo de Sociologia. São apresentados pensadores clássicos e , teoricamente, o estudo da teoria base dos três deve fazer parte do currículo do Ensino Médio. Para responder à questão proposta é preciso conhecimento mínimo acerca do trabalho de Marx, Durkheim e Weber. Entre as opções é dada a diferença sociológica entre o trabalho dos ditos animais e o do ser humano. 

A) CORRETA - O ser humano explora a natureza de forma consciente através do trabalho com o objetivo de acumular riqueza. E o faz de forma criativa. O ser humano cria além dos instintos de sobrevivência. Isto o difere de todas as outras espécies e dá domínio sobre as outras formas de vida. 
B) INCORRETA – O homem tem a capacidade de imitar as outras espécies, mas somente ele o faz de forma consciente, para retirar proveito de alguma habilidade da que a espécie a ser imitada ou utilizada . 
C) INCORRETA – A busca pela sobrevivência cotidiana é típica do animal irracional que não consegue prever para além uma necessidade física imediata.
D) INCORRETA – O homem consegue modificar as paisagens naturais, e o faz propositadamente quando necessário para a produção do seu trabalho, sobrevivência ou para acumulação de riqueza. Irracionais o fazem de forma instintiva para garantir proteção e sobrevivência. 
E) INCORRETA - A organização coletiva é uma característica de animais sejam eles racionais ou irracionais. 

Gabarito da professora: Alternativa A.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo