Questão 67e6aeff-7c
Prova:ENEM 2020
Disciplina:Sociologia
Assunto:Globalização, reestruturação produtiva e mudanças recentes do trabalho, Mundo do trabalho

Doze mil quilômetros separam Acra, a capital de Gana, do Vale do Silício, Califórnia, Estados Unidos, centro da revolução tecnológica do século XXI. Há, no entanto, outra distância maior do que a geográfica. Acra e o Vale do Silício estão no extremo de um ciclo de vida. Computadores, tablets e celulares nascem da cabeça de nerds sob o sol californiano e morrem e são descompostos no distrito de Agbogbloshie, periferia africana.

LOPES, K. O lixão pontocom da África. Disponível em:
www.cartacapital.com.br. Acesso em: 10 abr. 2015.

A situação descrita é um exemplo de um modelo de desenvolvimento tecnológico que revela um processo de

A
diminuição de empregos formais na área de reciclagem.
B
redução do consumo consciente entre as nações envolvidas.
C
negligenciamento da logística reversa por esse setor industrial.
D
desmantelamento das propostas de tratamento dos resíduos sólidos.
E
desestruturação dos serviços de assistência técnica em países emergentes.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
Gana recebe em seus portos rotineiramente navios de lixo eletrônico vindos da Europa e América do Norte que assinaram um acordo comercial com o governo de Gana para doação de tecnologia “obsoleta". O objetivo seria de ampliar o acesso da tecnologia aos desfavorecidos dos países subdesenvolvidos. Na verdade, apesar de ser condenado pela Convenção de Basileia estabelecida na Suíça, em 1989, o que chega em Gana é lixo eletrônico.
Este lixo segue em caminhões para o distrito de Agbogbloshie, local onde há um lixão de eletro eletrônicos. Este distrito não possui infraestrutura de saneamento básico, pavimentação de ruas ou áreas de lazer, e nem uma política pública que faça com que este lixo seja manejado de forma sustentável. Os trabalhadores do lixão tem uma jornada exaustiva de 14 horas por dia, 7 dias por semana em um ambiente insalubre e tóxico, explorando os materiais que podem ser vendidos, tais como os fios de plástico com cobre ou, ainda, consertando equipamentos que podem ser recuperados.
O autor do referido texto, Kaue Lopes, menciona que o objetivo destes trabalhadores é sobreviver, pois o ambiente é de miséria e ignorância o que dificulta até a criação de cooperativas de catadores de lixo por parte do governo ganês. Para responder a questão é precisa compreender que logística reversa de produtos, obsolescência programada e desenvolvimento tecnológico.
A) INCORRETA – O trecho não trata da questão de diminuição de mão-de-obra . Em Gana não há reciclagem exatamente mas o descarte de lixo eletrônico, mascarado de doação para países pobres.
B) INCORRETA – A revolução tecnológica trabalha com o conceito de obsolescência programada: os eletrônicos tem um tempo de vida útil e os seus softwares não se atualizam mais depois de certo prazo. Dessa forma, ainda que íntegros eles não possuem mais utilidade nas nações mais desenvolvidas. Não está em pauta o consumo consciente. 
C) CORRETA – A logística reversa é uma serie de procedimentos que visa recolher o objeto pós-consumo para um reaproveitamento e, para destinação correta de resíduos. Isto vem sendo negligenciado com a migração dos resíduos para lugar es que não tem política pública para o beneficiamento destes componentes.
D) INCORRETA – Não há tratamento de resíduo sólido no exemplo mencionado no texto somente migração de lixo tecnológico com o acordo comercial de ajuda ao desenvolvimento tecnológico. 
E) INCORRETA – Os serviços de assistência técnica dos equipamentos despejados no lixão de Agbogbloshie são de iniciativa das pessoas que trabalham lá uma vez que o conserto e posterior venda dos equipamentos consertados geram renda. 
Gabarito da professora: Alternativa C.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo