Questão 67662111-e7
Prova:UNB 2012
Disciplina:Geografia
Assunto:Agricultura tradicional, Agropecuária

O referido modelo de plantio propunha a substituição da agricultura familiar por latifúndios produtores de um só tipo de cultura.

A denominada revolução verde favoreceu a criação e a disseminação
de novas sementes e práticas agrícolas que permitiram um aumento
na produção agrícola, em países menos desenvolvidos, durante as décadas de sessenta e setenta do século passado. A esse respeito, julgue os itens de 73 a 75 e assinale a opção correta no item 76, que é do tipo C.


C
Certo
E
Errado

Gabarito comentado

Melina Campos LimaProfª de Direito Internacional da UFRJ, Mestra e Doutora em Economia Política Internacional - UFRJ

A Revolução verde significa o período em que muitas técnicas modernas de agricultura foram implantadas em países em desenvolvimento com o objetivo de aumentar a produtividade. Tendo em vista o objetivo primordial de aumento de produtividade, a indicação de aumento de área plantada é natural. Além disso, quando se foca em monoculturas, com a utilização de toda a modernidade advinda da Revolução Verde (insumos químicos, sementes e máquinas modernas), tende-se a alcançar uma produtividade maior. Exemplos disso são as monoculturas em grandes propriedades muito presentes no Centro-Oeste brasileiro, onde se tem alta produtividade de soja, milho, dentre outros grãos. O pequeno proprietário, nesse contexto, é muito menos beneficiado do que latifúndios produtores.


A questão está certa.


Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo