Leia o fragmento e observe a imagem a seguir para responder à questão.
Daí a pouco, em volta das bicas era um zumzum crescente; uma aglomeração tumultuosa de
machos e fêmeas. Uns, após outros, lavavam a
cara, incomodamente, debaixo do fio d’água que
escorria da altura e uns cinco palmos. O chão
inundava-se. As mulheres precisavam já prender as
saias entre as coxas para não as molhar; via-selhes a tostada nudez dos braços e do pescoço, que
elas despiam, suspendendo o cabelo todo para o
alto do casco; os homens, esses não se
preocupavam em não molhar o pelo, ao contrário
metiam a cabeça bem debaixo da água e
esfregavam com força as ventas e as barbas,
fossando e fungando contra as palmas da mão.
AZEVEDO, Aluísio de. O cortiço. São Paulo: FTD, 1993.p. 41.
JÚNIOR, Almeida. Saudade. Óleo sobre tela 1899.
Disponível em: https://arteeartistas.com.br/saudade-almeidajunior/. Acesso em: 16 out. 2019.
Tanto na pintura quanto no fragmento apresentados verificam-se características do
Leia o fragmento e observe a imagem a seguir para responder à questão.
Daí a pouco, em volta das bicas era um zumzum crescente; uma aglomeração tumultuosa de machos e fêmeas. Uns, após outros, lavavam a cara, incomodamente, debaixo do fio d’água que escorria da altura e uns cinco palmos. O chão inundava-se. As mulheres precisavam já prender as saias entre as coxas para não as molhar; via-selhes a tostada nudez dos braços e do pescoço, que elas despiam, suspendendo o cabelo todo para o alto do casco; os homens, esses não se preocupavam em não molhar o pelo, ao contrário metiam a cabeça bem debaixo da água e esfregavam com força as ventas e as barbas, fossando e fungando contra as palmas da mão.
AZEVEDO, Aluísio de. O cortiço. São Paulo: FTD, 1993.p. 41.